Número parcial de vítimas em terremoto no Afeganistão supera os mil mortos

Número parcial de vítimas em terremoto no Afeganistão supera os mil mortos

Como você se sentiu com essa matéria?

Talibãs fazem a guarda em frente a hospital em Paktika para onde foram levados feridos| Foto: EFE/EPA/STRINGEROuça este conteúdo

Um terremoto de 5,9 graus na escala Richter ocorrido no Afeganistão deixou pelo menos 1.030 mortos e mais de 1,5 mil feridos, segundo informou nesta quarta-feira (22) o Departamento de Informação e Cultura da província de Paktika.

O órgão indicou à agência estatal de notícias Bakhtar que todas as vítimas fatais e feridos citados se referem apenas aos distritos de Gayan e Barmal.

Mais cedo, o Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que o abalo sísmico teve epicentro na cidade de Khost, capital da província homônima.

A vizinha Paktika foi a mais afetada pelo terremoto, em quantidade de mortos e feridos.

Além disso, Mohammad Nasim Haqqani, porta-voz do Ministério de Gestão e Resposta de Desastres do Afeganistão, informou à Agência Efe que 25 pessoas morreram na província de Khost, e outras cinco em Nangarhar.

Diversas organizações humanitárias já trabalham sobre o terreno no resgate, em coordenação com as autoridades talibãs, segundo informou em comunicado o Alto Comissariado da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

Cinco helicópteros do Ministério da Defesa afegão, mais de 50 ambulâncias e diversas equipes de profissionais de saúde foram enviados para as províncias de Paktika e Khost.

Os trabalhos, contudo, estão sendo dificultados pelas fortes chuvas e vento intenso, que, por exemplo, impediu que diversas aeronaves chegassem à região mais afetada.

O representante da Unicef no Afeganistão, Mohamed Ayoya, fez um alerta sobre a situação de vulnerabilidade que o terremoto gera para milhares de crianças.

ONU solicita ajuda internacional

O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que a organização está “totalmente mobilizada” para garantir apoio à população afegã.

Em comunicado, o diplomata português lamentou pela tragédia que atingiu o povo afegão, “que já sofre o impacto de anos de conflito, dificuldades econômicas e fome”.

“Nossas equipes já estão no terreno, avaliando as necessidades e provendo assistência de emergência”, afirmou Guterres.

O secretário-geral da ONU pediu à comunidade internacional que ajude as milhares de famílias afetadas pelo terremoto, pois “agora é o momento de solidariedade”.

As Nações Unidas ainda não reconheceram o governo afegão dos talibãs, apesar dos inúmeros pedidos feitos pelo regime.

A organização, contudo, garante que diferentes agentes dedicadas à assistência humanitária seguem trabalhando no Afeganistão, ainda mais em um ano em que uma longa seca agravou a crise para a população.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com essa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR