Putin pede Brics mais cooperação contra ‘ações egoístas’ ocidentais

Putin pede Brics mais cooperação contra

[email protected] (IG) Vladmir Putinpresidente da Rússia.

O presidente russo Vladimir Putin pediu nesta quinta-feira aos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) uma cooperação maior para enfrentar as “ações egoístas” dos países ocidentais, em referência às sanções que afetam Moscou por sua ofensiva na Ucrânia.

– Apenas com base em uma cooperação honesta e vantajosa para todos poderemos encontrar uma saída para esta situação de crise que afeta a economia mundial devido às ações egoístas e imprudentes de alguns países – disse Putin no início da reunião de cúpula virtual do grupo Brics, em referência às sanções contra a Rússia que também têm um efeito negativo para a economia mundial.

O presidente denunciou as tentativas desses países ocidentais de “usar mecanismos financeiros para responsabilizar todos por seus próprios erros na política macroeconômica”.

— Para que os países dos Brics assumam um papel de liderança, hoje é mais necessário do que nunca elaborar uma política unificadora e positiva, a fim de criar um sistema [mundial] verdadeiramente multipolar — disse o presidente russo.
Segundo Putin, os Brics poderiam contar com o apoio de “vários países da Ásia, África e América Latina que buscam promover uma política independente”.

Entre no canal do  Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia Siga também o  perfil geral do Portal iG

Fonte: ECONOMIA.IG.COM.BR