Ataque em boate LGBT em Oslo é classificado como terrorismo islâmico

Ataque em boate LGBT em Oslo é classificado como terrorismo islâmico

Como você se sentiu com essa matéria?

Polícia coleta evidências após tiroteio em uma boate LGBT no centro de Oslo, Noruega, em 25 de junho de 2022| Foto: EFE/Terje PedersenOuça este conteúdo

Duas pessoas morreram e cerca de 20 ficaram feridas, sendo 10 em estado grave, em um tiroteio em uma boate LGBT localizada no centro de Oslo, informou neste sábado (25) a polícia da capital da Noruega. Uma pessoa foi presa perto do local do tiroteio logo após o incidente e os serviços de segurança da Noruega (PST) anunciaram que o ataque está sendo classificado como “terrorismo islâmico extremista”.

O acusado pela autoria do tiroteio é um homem de 42 anos, de nacionalidade norueguesa e de origem iraniana. Os PST já tinham o detido em observação desde 2015, pelo risco de radicalização, segundo revelou o diretor interino do órgão, Roger Berg, em entrevista coletiva.

Além disso, o responsável atual pelos serviços de segurança da Noruega indicou que há indícios que o acusado “teve problemas relacionados com saúde mental”. A polícia local trabalha na investigação de “que grau de motivação ideológica e vinculação com outros extremistas ou redes similares” tinha o autor do ataque.

Por causa do crime, a Parada do Orgulho LGBTI+ em Olso, que aconteceria hoje, assim como diversos eventos relacionados, foi cancelada. O ataque, além disso, fez com que fosse elevado para o nível máximo o alerta terrorista na Noruega. Os PST, contudo, apontam que não há indicações de que outras ações tenham sido planejadas.

Foi emitida também uma ordem temporária para que todos os agentes de polícia do país circulem armados. Mais cedo, as forças de segurança da Noruega divulgaram que foram apreendidas com o homem detido duas armas, uma delas automáticas. O acusado foi apontado como autor dos crimes de homicídio, tentativa de homicídio e ato terrorista.

O ataque ocorreu na madrugada de sábado, por volta de 1h15 pela hora local (21h15 desta sexta-feira de Brasília), do lado de fora da boate. Em seguida, o suposto autor, identificado pela imprensa como Zaniar Matapour, entrou no estabelecimento e abriu fogo indiscriminadamente, até ser detido.

Os disparos provocaram correria e pânico no interior da boate, mas depois causou terror em pessoas que estavam em eventos nos arredores do estabelecimento, que saíram em disparada, tentando se proteger.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com essa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR