China censura declaração de dirigente que falou que Covid zero seria mantida em Pequim até 2027

China censura declaração de dirigente que falou que Covid zero seria mantida em Pequim até 2027

Como você se sentiu com essa matéria?

Moradores de Pequim caminham em frente a restaurante fechado pelas autoridades de saúde| Foto: EFE/EPA/MARK R. CRISTINOOuça este conteúdo

O Partido Comunista da China (PCCh) censurou uma declaração de um alto funcionário da legenda e publicações de usuários na rede social Weibo depois que ele disse que a capital do país, Pequim, manteria a política de Covid zero adotada pelo regime chinês durante os próximos cinco anos.

Segundo informações da CNN, o secretário do PCCh na cidade, Cai Qi, disse em declarações reproduzidas pelo jornal estatal Beijing Daily nesta segunda-feira (27) que “nos próximos cinco anos, Pequim implementará resolutamente as medidas de controle da pandemia de Covid-19 e defenderá a política de Covid zero para impedir a entrada de casos importados e a volta de casos domésticos”.

A declaração gerou muitas críticas no Weibo, e em seguida o compartilhamento da citação foi censurado na rede social pelas autoridades chinesas. A hashtag #pelospróximoscincoanos foi removida da plataforma. No seu site, o Beijing Daily também removeu do texto o trecho que falava dos próximos cinco anos e alegou “erro de edição”.

Na sua política de Covid zero, a China fecha bairros e até cidades inteiras quando surtos de Covid-19 são detectados.

O caso que atingiu maior repercussão internacional foi em Xangai, onde por mais de dois meses foi imposto um lockdown rígido com medidas que geraram muitas críticas, como implantação de cercas em prédios e bairros onde infecções foram detectadas e matança de cães nas ruas a pretexto de evitar que passassem o vírus para humanos.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com essa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR