Processo de ampliação dos Brics com Argentina e Irã começou, diz Lavrov

Processo de ampliação dos Brics com Argentina e Irã começou, diz Lavrov

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participa de uma coletiva de imprensa, em Moscou, Rússia, 27 de abril de 2022.| Foto: EFE/EPA/YURI KOCHETKOVOuça este conteúdo

O processo de ampliação do grupo Brics (formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) através da integração de Argentina e Irã já começou, conforme anunciou nesta terça-feira (28) o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, durante visita a Ashgabat, capital do Turcomenistão.

“Claro que tanto a Argentina quanto o Irã são candidatos dignos e respeitáveis. O mais importante é que o processo preliminar já começou”, disse Lavrov em entrevista coletiva, após uma reunião com chanceleres dos países do Mar Cáspio.

O chefe da diplomacia russa enfatizou que a adesão de um país ao Brics deve ser consensual e “o principal critério será, antes de tudo, garantir a eficácia futura e o aumento dos resultados práticos desta organização”. Lavrov também comentou que o presidente russo, Vladimir Putin, definiu a discussão como “justificada e oportuna”.

A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, anunciou na segunda-feira (27), no Telegram, que Argentina e Irã apresentaram oficialmente seus pedidos de adesão ao grupo Brics.

xCompartilhe0

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR