Turquia assina memorando para apoiar entrada da Suécia e Finlândia na OTAN

Turquia assina memorando para apoiar entrada da Suécia e Finlândia na OTAN

Como você se sentiu com essa matéria?

Chefes de Estado dos três países e o secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, posam para fotos após a assinatura do memorando| Foto: EFE/Kiko HuescaOuça este conteúdo

A Turquia assinou um memorando com a Suécia e a Finlândia para apoiar a entrada dos dois países nórdicos na OTAN, a aliança militar do Ocidente.

O presidente da Finlândia, Sauli Niinisto, disse em comunicado que o apoio foi definido em reunião com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e a primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, encontro intermediado pelo secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg. A reunião ocorreu em Madri, onde uma cúpula da aliançar militar será realizada esta semana.

“Como resultado dessa reunião, nossos ministros das Relações Exteriores assinaram um memorando trilateral que confirma que a Turquia, na cúpula de Madri desta semana, apoiará o pedido da Finlândia e da Suécia para se tornarem membros da OTAN”, apontou Niinisto.

Em maio, os dois países nórdicos solicitaram para entrar na organização. A decisão de abrir mão de uma neutralidade militar de décadas foi motivada pela invasão russa à Ucrânia, deflagrada em fevereiro.

Logo após finlandeses e suecos apresentaram o pedido, Erdogan disse que barraria a entrada dos dois países na OTAN (que só aceita novos membros a partir de decisões unânimes), alegando que ambos abrigariam integrantes de organizações terroristas curdas.

Entretanto, nas últimas semanas esforços diplomáticos foram realizados para contornar a resistência turca e convencer Erdogan de que os dois países têm políticas claras contra o terrorismo.

No comunicado, Niinisto alegou que o memorando assinado nesta terça-feira “ressalta o compromisso de Finlândia, Suécia e Turquia de estender seu apoio total contra ameaças à segurança de cada um”.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com essa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR