Após ações de clínicas de aborto, Justiça do Texas e outros estados impede aplicação de leis pró-vida

Após ações de clínicas de aborto, Justiça do Texas e outros estados impede aplicação de leis pró vida

Como você se sentiu com essa matéria?

Manifestante pró-vida faz orações em frente a clínica de aborto em Dallas, no Texas| Foto: EFE/EPA/LARRY W. SMITHOuça este conteúdo

A Justiça do estado americano do Texas suspendeu temporariamente nesta terça-feira (28) a aplicação de uma lei pró-vida estadual de 1925.

Segundo informações da agência Reuters, clínicas de aborto texanas entraram com uma ação na segunda-feira (27), alegando que a proibição ao procedimento de quase um século atrás havia sido revogada após a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos no caso Roe vs. Wade, de 1973, e não poderia entrar em vigor mesmo depois dessa jurisprudência federal ter sido anulada, na última sexta-feira (24).

A validade da norma de 1925 havia sido anunciada pela Procuradoria Geral do Texas, enquanto outra lei mais rígida do estado não entra em vigor.

As clínicas também alegaram que a lei de 97 anos atrás entra em conflito com a lei-gatilho do Texas citada pela procuradoria, que proibirá o aborto no estado em qualquer fase da gestação e entrará em vigor 30 dias depois da publicação da decisão da semana passada da Suprema Corte americana, que derrubou o entendimento dos casos Roe vs. Wade e Planned Parenthood vs. Casey (de 1992) e devolveu aos estados americanos a liberdade de legislar sobre o aborto como preferirem.

A juíza Christine Weems, do condado de Harris, autorizou que as clínicas voltem a realizar abortos, mas conforme a Lei do Batimento Cardíaco, do ano passado e que proíbe o aborto no Texas a partir do momento em que a atividade cardíaca do feto pode ser detectada (por volta de seis semanas de gestação). A medida vale até a realização de uma audiência sobre o assunto, marcada para 12 de julho.

Desde que a Suprema Corte derrubou Roe vs. Wade, na última sexta-feira, clínicas de aborto têm recorrido ao Judiciário para impedir que leis-gatilhos (aprovadas antes da derrubada da jurisprudência federal de 1973 e previstas para entrarem em vigor assim que esta fosse anulada) ou leis invalidadas pela decisão de 49 anos atrás, mas nunca revogadas, sejam aplicadas.

Na segunda-feira, juízes na Louisiana e Utah suspenderam temporariamente leis-gatilhos nos dois estados. No mesmo dia, a Suprema Corte de Oklahoma rejeitou, por 8 votos a 1, um pedido de clínicas de aborto para suspender uma lei pró-vida do estado que entrou em vigor em maio.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com essa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR