Atleta trans de 29 anos vence menina de 13; competição de skate é criticada

Atleta trans de 29 anos vence menina de 13; competição de skate é criticada

Como você se sentiu com essa matéria?

Ricci Tres é atleta de 29 anos, tem três filhos e serviu a marinha por quatro anos. Desde que se identifica como mulher, faz tratamento hormonal.| Foto: Reprodução TwitterOuça este conteúdo

A competição de skate da RedBull em Nova York recebeu críticas nas redes sociais, após premiar em primeiro lugar na categoria feminina a atleta trans Ricci Tres, de 29 anos. Na segunda colocação, ficou Shiloh Catori, de 13 anos.

Em seguida, classificaram-se as atletas Jordan Pascale, 16; Chrissy Brown, 28; Juri Iikura, 10; e Jessica Perlmutter, 12. Com o primeiro lugar, Ricci levou o prêmio de US$ 500, que corresponde a mais de R$ 2.600 na cotação atual do dólar. Já a segunda colocada levou a metade do valor.

Apesar de ter perdido o primeiro lugar, Shiloh publicou no Twitter que não estava chateada. “O skate é um esporte maravilhoso. Aceitamos e amamos todos, não importa como eles escolham ser identificados”, comentou.

A vencedora serviu a marinha por quatro anos e tem três filhos com a ex-esposa, com quem ainda compartilha a casa e a criação. Desde que se identifica como mulher, Tres faz tratamento hormonal para suprimir a produção de testosterona, mas ainda não atingiu o máximo permitido para participar do campeonato nacional e concorrer à classificação para as Olimpíadas.

As críticas começaram com a publicação da atleta Taylormay Silverman, de 27, que participou do evento em outras edições. “Homem ganha as finais femininas e dinheiro. Minha história não é única no skate. Minha história não é única no esporte em geral”, tuitou Silverman. A atleta deixou de ganhar cinco mil dólares por ficar em segundo lugar contra atletas trans em outras competições.

O assunto surge em meio ao debate sobre a participação de atletas trans em categorias femininas de outros esportes. Recentemente, a União Ciclística Internacional (UCI) e a Federação Internacional de Natação (Fina) ajustaram suas regras para a inscrição de atletas em competições.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com essa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR