EUA vê ação “irresponsável” da China ao deixar parceria sobre mudanças climáticas

EUA vê ação “irresponsável” da China ao deixar parceria sobre mudanças climáticas

Como você se sentiu com essa matéria?

O coordenador de comunicações do Conselho Nacional de Segurança da Casa Branca, John Kirby, disse que a China não pune somente os EUA, mas “o mundo inteiro”| Foto: EFE/EPA/MICHAEL REYNOLDSOuça este conteúdo

O governo dos Estados Unidos definiu nesta sexta-feira (5) como “irresponsável” a atitude da China de deixar de cooperar com o país em várias áreas cruciais, como a mudança climática, como retaliação à visita da presidente da Câmara dos Representantes americana, Nancy Pelosi, a Taiwan.

O coordenador de comunicações do Conselho Nacional de Segurança da Casa Branca, John Kirby, lamentou que Pequim não esteja apenas punindo os EUA, mas também “o mundo inteiro”.

Ele lembrou que agora o maior emissor de poluentes do planeta se recusa a colaborar na implementação de decisões “cruciais” para combater a crise climática, que, conforme apontou, afeta parceiros americanos como as ilhas do Pacífico, que estão enfrentando mares em ascensão.

Kirby também condenou as sanções impostas pela China contra Pelosi e seus familiares por causa da viagem a Taiwan nesta semana.

“Digo isso repetidamente, ela tinha todo o direito de ir, e no passado um presidente da Câmara visitou Taiwan sem incidentes (Newt Gingrich, em 1997), assim como vários membros do Congresso, inclusive neste ano”, afirmou o porta-voz.

Pequim elevou nesta sexta-feira o nível de sua retaliação pela visita de Pelosi a Taiwan com ações incluindo a suspensão dos mecanismos de cooperação com Washington, sanções à congressista americana e a travessia de navios e aviões a partir da linha média do Estreito de Taiwan.

Dois dias após a controversa viagem da política veterana, Pequim anunciou oito medidas, incluindo a suspensão da cooperação em áreas como mudança climática, repatriação de imigrantes ilegais, assistência judicial criminal e combate ao crime transnacional.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com essa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR