Professora é condenada a 34 anos de prisão na Arábia Saudita por publicações no Twitter

Professora é condenada a 34 anos de prisão na Arábia Saudita por publicações no Twitter

Como você se sentiu com essa matéria?

Condenação evidencia aumento da repressão promovido pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman nos últimos anos| Foto: EFE/EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSONOuça este conteúdo

Uma professora de medicina foi condenada a 34 anos de prisão na Arábia Saudita por publicações no Twitter que o reino considerou que visavam ajudar dissidentes que buscavam “perturbar a ordem pública” e que continham “boatos falsos”, em um novo capítulo do aumento da repressão promovido pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.

Segundo informações da BBC, Salma al-Shehab, 34 anos, cidadã saudita e mãe de dois filhos, havia sido presa em 2021, enquanto estava de férias no país. Ela fazia doutorado na Universidade de Leeds, na Inglaterra, e era professora na Universidade Princesa Nourah, em Riad.

Shehab, que é da minoria xiita da Arábia Saudita, havia publicado no Twitter ou compartilhado mensagens pedindo reformas no reino e a libertação de ativistas, clérigos e intelectuais.

A princípio, a professora recebeu uma sentença de seis anos de prisão por violação de leis anti-terrorismo e anti-cibercrime no final do ano passado, mas este mês um tribunal de apelações aumentou a pena para 34 anos.

Além de organizações de direitos humanos, um porta-voz do Departamento de Estado americano condenou a sentença contra Shehab e disse que “o exercício da liberdade de expressão para defender os direitos das mulheres não deve ser criminalizado”.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com essa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR