EUA prometem enviar caças ao Golfo para proteger navios contra o Irã

EUA prometem enviar caças ao Golfo para proteger navios contra o Irã

Como você se sentiu com o conteúdo dessa matéria?

Caças F-16 similares aos que os EUA estão enviando ao estreito de Hormuz| Foto: EFE/EPA/BO AMSTRUP DENMARK OUTOuça este conteúdo

Autoridades de defesa norte-americana decidiram implantar caças extras ao redor do Estreito de Ormuz – via marítima estratégica por onde transita cerca de 40% do petróleo mundial – para aumentar a segurança de navios no local, de acordo com a rede de TV Al Jazeera. A medida foi tomada depois que a marinha iraniana tentou apreender dois petroleiros durante a semana, e vão enviar caças F-16 para reforçar o patrulhamento na região.

Um oficial de defesa dos EUA disse à agência Associated Press (AP), que os caças serão enviados neste final de semana para o Golfo para reforçar o patrulhamento já feito por aeronaves de ataque A-10. As aeronaves darão cobertura aérea aos navios que se movem pelo estreito, e servirão para aumentar a visibilidade da presença militar americana na área.

O movimento aumenta a tensão na região pois ocorre em um momento em que Teerã estreita cada vez mais sua parceria militar com Moscou.

Os EUA também estudam adotar outras estratégias militares para lidar com o aumento da agressão russa nos céus da Síria. A Casa Branca afirmou que caças russos voaram perigosamente perto de vários de seus drones sobre a Síria. As aeronaves americanas MQ-9 Reapers tiveram que tomar medidas evasivas. Ainda de acordo com o que disse o oficial de defesa norte-americano, os Estados Unidos não vão ceder territórios e continuarão a voar na parte ocidental da Síria.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com o conteúdo dessa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR