Petro compara Milei a Hitler após candidato argentino criticar o socialismo

Petro compara Milei a Hitler após candidato argentino criticar o socialismo

Como você se sentiu com o conteúdo dessa matéria?

O candidato libertário à presidência da Argentina Javier Milei| Foto: Enrique Garcia Medina/EFEOuça este conteúdo

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, comparou o candidato libertário à presidência da Argentina, Javier Milei, ao ditador nazista Adolf Hitler após o presidenciável fazer críticas ao socialismo.

Milei, que concorre à Casa Rosada pela coalizão A Liberdade Avança, concedeu uma entrevista à rádio colombiana RCN nesta terça-feira (29), na qual teceu duras críticas contra a esquerda na Argentina.

Na entrevista, Milei afirmou que a “verdadeira doença argentina” é o socialismo e atribuiu a decadência do país à adoção dessas ideias. O economista disse que o “socialismo não apenas afeta a economia, mas também tem impactos negativos nos aspectos sociais e culturais da vida”.

Para o candidato, o socialismo é uma “doença do espírito” e uma “doença da alma”. Milei não poupou palavras para condenar os socialistas na entrevista à rádio colombiana, chamando-os inclusive de “lixo” e “excremento humano”.

O libertário também abordou a questão da batalha cultural, ao apontar que os socialistas foram eficazes em infiltrar-se na cultura, na educação e na mídia para disseminar suas ideias.

Ele argumentou que os programas educacionais estão “promovendo cada vez mais o socialismo”, enquanto cooptam os meios de comunicação para “difundir seu ponto de vista”.

Para Milei, a resposta dos liberais deve ser “emular essas estratégias”, mas focando em “dados e na disseminação de valores éticos e morais” que, segundo ele, são “contrários aos valores socialistas”.

“Os valores do socialismo são a inveja, o ódio, o ressentimento, o tratamento desigual perante a lei, o roubo e o assassinato. Nada que saia desses valores morais pode levar a qualquer coisa boa. É por isso que fracassa em todo o mundo”, disse ele.

Além disso, o candidato à Casa Rosada opinou sobre o governo dos Estados Unidos, referindo-se ao presidente democrata Joe Biden como uma “ameaça aos valores ocidentais”. Ele afirmou que Biden é um “presidente de esquerda” e que suas políticas podem “prejudicar a principal potência mundial”.

Para Petro, Milei é como Hitler

Pelo X (novo nome do Twitter), o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, primeiro líder de esquerda do país e que enfrenta neste momento desgaste devido a acusações sobre o financiamento de sua campanha eleitoral, criticou o candidato da coalizão A Liberdade Avança, compartilhando o texto da entrevista de Milei e escrevendo que “Isto era o que Hitler dizia”.

Petro não é o primeiro líder de esquerda a comparar Milei a Hitler. No dia seguinte às primárias argentinas, o presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, citou o ditador nazista para comentar a vitória do libertário.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com o conteúdo dessa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR