Rússia planeja produzir 1,3 mil drones iranianos em seu território, diz Kiev

Rússia planeja produzir 1,3 mil drones iranianos em seu território, diz Kiev

Como você se sentiu com o conteúdo dessa matéria?

Segundo o governo de Volodymyr Zelensky, a Ucrânia é atacada todos os dias por drones de produção iraniana| Foto: EFE/EPA/OLEG PETRASYUKOuça este conteúdo

A Rússia tem planos de produzir até o final do ano em seu próprio território 1,3 mil drones Shahed de design iraniano que até o momento eram importados, já montados, do país islâmico. As informações foram divulgadas pelo serviço de inteligência militar da Ucrânia (GUR).

“Estamos trabalhando para entender onde exatamente os drones são fabricados e qual é a capacidade de produção deles”, disse o representante do GUR, Vadim Skibitski, em entrevista à emissora ucraniana RBK.

Segundo o porta-voz da inteligência militar de Kiev, várias empresas estão envolvidas na produção destes drones. “A Rússia utiliza componentes nacionais e estrangeiros”, detalhou Skibitski.

O representante do GUR revelou ainda que os drones Shahed utilizados nos últimos ataques contra o território ucraniano contêm peças fabricadas na Rússia, o que indicaria que, pelo menos em sua fase final, teriam sido montados na própria Federação Russa.

A Rússia ataca cidades e alvos ucranianos quase todas as noites com drones kamikaze iranianos Shahed, uma aeronave não tripulada relativamente barata, frequentemente usada em enxames para dificultar as defesas aéreas inimigas.

Apesar de muitos deles terem sido abatidos pela Força Aérea ucraniana, a Rússia continua a usar os Shahed para forçar a Ucrânia a usar armas mais caras para interceptá-los. As interceptações também ajudariam Moscou a localizar algumas defesas aéreas ucranianas.

Deixe sua opinião

Como você se sentiu com o conteúdo dessa matéria?

Veja mais matérias que causaram reações nos leitoresAtualizado às

Encontrou algo errado na matéria?comunique errosSobre a Gazeta do PovoxSobre a Gazeta do Povo

Fonte: GAZETADOPOVO.COM.BR