China aprova trem interoceânico passando pelo Brasil, diz Dilma

China aprova trem interoceânico passando pelo Brasil, diz Dilma

Reprodução/XXi Jinping (E) e Dilma Roussef (D)


O projeto da ferrovia bioceânica, que pretende ligar o Brasil ao Oceano Pacífico e facilitar o escoamento de exportações brasileiras para a Ásia, recebeu aprovação do presidente da China, Xi Jinping.

A informação foi confirmada nesta quarta-feira (14) pela ex-presidente Dilma Rousseff, atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o banco dos Brics.

Segundo Dilma, o presidente chinês manifestou apoio à iniciativa durante reuniões em Pequim. A obra prevê uma ligação ferroviária entre o território brasileiro e o Porto de Chancay, no Peru, onde a estatal chinesa Cosco tem participação majoritária.

“Ele falou que vai fazer. Ele sabe o que é importante para nós e nós sabemos o que é importante para eles. E quando ele diz que vai acontecer, as coisas acontecem”, afirmou Dilma.

Para ela, a China é o principal parceiro para levar o projeto adiante, tanto pelo interesse direto quanto pela capacidade técnica e financeira. Dilma evitou estabelecer prazos, alegando que a proposta ainda está em negociação e seguirá o ritmo definido pelas tratativas bilaterais.

A ex-presidente participou da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na capital chinesa, onde acompanhou discussões sobre investimentos chineses em infraestrutura no Brasil.

Um dos acordos assinados ao fim da visita foi um memorando de entendimento entre os dois países para alinhar a Iniciativa do Cinturão e Rota, da China, aos programas de desenvolvimento do governo brasileiro.

Fonte: ECONOMIA.IG.COM.BR

FXSuperCach pc