Sorry, we couldn't find any posts. Please try a different search.

Temporais provocam enchentes e desabamentos em SP; veja vídeo

Temporais provocam enchentes e desabamentos em SP; veja vídeo

Reprodução/DCSPEquipes da Defesa Civil atendem ocorrência de desabamento de residência em Itaquaquecetuba

Grande São Paulo voltou a ser atingida por chuvas fortes com rajadas de vento, nesta quinta-feira (8), provocando enchentes em vários pontos, queda de árvores e desabamentos, um deles, em Itaquaquecetuba, na Região Metropolitana. Veja vídeo:


Todas as regiões da capital se entraram em estado de atenção para alagamentos no final da tarde, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura.

Durante a tarde, a  Defesa Civil Estadual emitiu alerta Cell Broadcast, sistema de alerta via celular, para a Zona Leste, depois para a Zona Sul e para os municípios de Santo André e São Caetano do Sul.

No município de Ferraz de Vasconcelos, onde a situação é ainda mais crítica – de acordo com o CGE, em estado de alerta, a Defesa Civil acionou a sirene de emergência, no nível intermediário do protocolo de alerta, em razão da chuva forte registrada na região.

Durante o acionamento, as sirenes emitiram mensagem sonora de alerta para chuva forte no local, com caráter preventivo.

Conforme a Defesa Civil municipal, equipes realizam vistorias técnicas em áreas monitoradas para identificar possíveis sinais de instabilidade do solo e risco de deslizamentos.

“Caso a chuva persista ou o cenário se agrave, o Plano de Contingência Municipal poderá ser acionado, com a remoção preventiva de famílias para locais seguros”, afirmou em nota.

Foram registrados 67 mm de chuva acumulados em uma hora. Em Poá, cidade vizinha, o acumulado no mesmo período foi de 80 mm.

Desabamento de residência

Em Itaquaquecetuba, houve o acionamento das equipes para atendimento a um desabamento de uma moradia, localizada no Jardim Miray.

O imóvel encontrava-se interditado preventivamente pela Defesa Civil e desabitado no momento da ocorrência.

A Defesa Civil registrou em vídeo o terreno que era ocupado pelo imóvel, somente com os entulhos, logo após o desabamento.

Até o momento, não há registro de feridos. 

Áreas de risco

Ainda e acordo com o CGE, áreas de chuva vindas do interior continuam atuando de forma isolada, com forte intensidade, na capital paulista.

Pouco depois das 17 horas, imagens do radar meteorológico do CGE mostravam chuva de lento deslocamento e forte intensidade nas zonas Leste, Sul e Sudeste, principalmente nas subprefeituras de Itaim Paulista, Guaianases, Cidade Tiradentes, São Mateus, Itaquera, Mooca, Aricanduva/Formosa, Vila Mariana, Ipiranga, Jabaquara, Santo Amaro e Cidade Ademar.

Reprodução/Defesa Civil SPVeículo tomado pela água de enchente


Até as 17h20, a cidade de São Paulo registrava pontos de alagamento intransitáveis, segundo o CGE, na Avenida dos Metalúrgicos, em ambos os sentidos, na altura da Avenida Naylor de Oliveira; Rua Inácio Monteiro, em ambos os sentidos, na altura da Rua França de Oliveira; Rua Alexandre Legrand, em ambos os sentidos, na altura do número 7; Rua Andreas Raselius, em ambos os sentidos, na altura do número 256, e Avenida Itaquera, no sentido Bairro–Centro, na altura da Rua Campinas do Piauí.

Também foram registradas enchentes na Rua Padre Viegas de Menezes, em ambos os sentidos, na altura da Rua Itagimirim; Avenida Presidente Tancredo Neves, no sentido Anchieta–Imigrantes, na altura da Rua David Lopes; Avenida Professor Abraão de Morais, no sentido Santos–São Paulo, na altura da Praça Leonor Kaupa; Rua General Chagas Santos, no sentido Centro–Bairro, na altura da Avenida Professor Abraão de Morais; Praça Juca Mulato com a Avenida Ascendino Reis, no sentido Centro–Bairro, e Avenida Ibirapuera, no sentido Bairro–Centro.

O CGE também emitiu estado de alerta para transbordamentos às 15h40 na subprefeitura do Itaim Paulista e do Córrego Três Pontes na altura da Avenida Marechal Tito.

Também foi emitido alerta para transbordamento na subprefeitura de Guaianases e no Córrego Guaratiba, às 16h23.


Segundo nota do Corpo de Bombeiros, das 14h até 17h foram registrados nove chamados para quedas de árvores, três desabamentos e 11 para enchentes. Não há vítimas.

Às 18h17, de acordo com boletim da Enel, empresa distribuidora de energia elétrica, quase 61 imóveis estavam no escuro na Grande São Paulo.

A Defesa Civil orienta a população a evite áreas de risco, ficar atenta a sinais de deslizamento e, em caso de emergência, acionar a Defesa Civil pelo 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Fonte: ULTIMOSEGUNDO.IG.COM.BR

Flagrou? Manda pro Pimenta Virtual!

Se aconteceu em Pimenta Bueno ou região, basta enviar um áudio ou texto narrando os fatos junto com que
você registrou para nosso

WhatsApp (69) 98122-9699.

Pimenta Virtual apura e leva a informação à comunidade.
✉ Fotos, vídeos, denúncias e causas sociais são bem-vindos!

Ao enviar você autoriza o uso do material nos nossos canais.
Sua identidade ficará em total sigilo, protegida pela Lei de Fontes (CF/88, art. 5º, XIV).

Flagrou? Manda pro Pimenta Virtual!

Se aconteceu em Pimenta Bueno ou região, basta enviar um áudio ou texto narrando os fatos junto com que
você registrou para nosso WhatsApp (69) 98122-9699.

Pimenta Virtual apura e leva a informação à comunidade.
✉ Fotos, vídeos, denúncias e causas sociais são bem-vindos!

Ao enviar você autoriza o uso do material nos nossos canais.
Sua identidade ficará em total sigilo, protegida pela Lei de Fontes (CF/88, art. 5º, XIV).

FXSuperCach pc