Library of Congress/UnsplashDonald Trump
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (26), o aumento das tarifas de importação dos produtos sul-coreanas para 25%. As taxas incidirão sobre automóveis, madeira, produtos farmacêuticos e todas as demais tarifas recíprocas.
O republicano aponta uma falta de concordância entre os países no que diz respeito às medidas de redução de tarifas de importação. Trump afirma que espera que “parceiros comerciais façam o mesmo”.
“O Legislativo da Coreia do Sul não está cumprindo o acordo firmado com os Estados Unidos. O presidente Lee e eu fechamos um grande acordo para ambos os países em 30 de julho de 2025, e reafirmamos esses termos enquanto eu estava na Coreia, em 29 de outubro de 2025. Por que o Legislativo coreano ainda não o aprovou?”, afirmou o presidente no Truth Details.
Ele conclui que devido o Legislativo da Coreia não promulgar o Acordo Comercial Histórico estaria aumentando as tarifas sul-coreanas sobre os setores de 15% para 25%.
Em resposta, a Coreia do Sul afirmou que não foi avisada oficialmente sobre o aumentomas que deseja manter conversas urgentes com Washington sobre o assunto.
“Não houve nenhuma notificação oficial por parte do governo americano, nem explicação dos detalhes (do anúncio), até o momento”, indicou o gabinete presidencial de Seul.
Coreia do Sul x EUA
A Coreia do Sul já analisava implementar um acordo anunciado com Washington no ano passado, que reduziu para 15% as tarifas dos EUA sobre grande parte de suas exportações.
No início deste mês, porém, o ministro das Finanças da Coreia do Sul, Choi Kyung-hwan, afirmou que o investimento planejado de US$ 350 bilhões do país em setores estratégicos dos EUA, previsto no acordo comercial, dificilmente começará no primeiro semestre de 2026.
Fonte: ECONOMIA.IG.COM.BR

