Reprodução/ GILSON ABREU/ AEN-PRInstabilidade permanece em grande parte do país
Nesta terça-feira (3), o tempo deve permanecer instável em grande parte do Brasil. Em algumas regiões, segundo os dados meteorológico da Climatempo, há risco de temporais, chuvas volumosas e rajadas de vento. Apesar do clima de chuva, estados como Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul têm alerta de onde de calor.
Aviso de tempestade
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o aviso de tempestade para vários lugares do país. O alerta é válido até a noite desta quarta-feira (4).
Conforma o Inmet, as condições climáticas podem ocasionar chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo.
ReproduçãoChuva de granizo
Entre as áreas afetadas, de acordo com o instituto, estão: Centro Goiano, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Leste Goiano, Central Mineira, Centro Sul Baiano, Norte Pioneiro Paranaense, Zona da Mata, Ocidental do Tocantins, Centro-Sul Mato-grossense, Sul Goiano, Vale do Rio Doce, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Metropolitana de Curitiba, Central Espírito-santense, Nordeste Mato-grossense, Leste de Mato Grosso do Sul, Noroeste Espírito-santense, Campinas, Oeste de Minas, Bauru, Piracicaba, entre outras.
Confira a previsão completa para esta terça
Desde as primeiras horas de hoje (3), a região Sul tem pancadas de chuva intensas em parte do Paraná e leste e litoral norte de Santa Catarina. Essa condição deve se estender ao longo do dia, ganhando força na faixa litorânea catarinense.
Em parte do Rio Grande do Sul e Serra, há previsão de chuva mais intensa, no entanto, o tempo segue firme nas demais áreas do estado gaúcho. Em Curitiba, a previsão é de chuva durante toda a terça. Enquanto em Porto Alegre é esperado tempo firme e predominância do sol.
A instabilidade deve ganhar força no Sudeste do país, com chuva moderada a forte, trovoadas e risco de temporais isolados. No norte, oeste, interior e extremo sul de São Paulo, Triângulo Mineiro, leste e Zona da Mata Mineira, além da Serra e noroeste fluminense, o cenário é de perigo devido ao volume elevado de chuva.
No Rio de Janeiro, a previsão é de chuva na madrugada, mas com o sol aparecendo logo pela manhã. Ao longo do dia, as pancadas devem voltar a aparecer. Já em Belo Horizonte, há risco de temporais e chance de volumes moderados a elevados de chuva.
No Centro-oeste há previsão de pancadas de chuva moderadas a fortes em grande parte de Mato Grosso do Sul, com risco de temporais. Ao longo desta terça, as pancadas aumentam e risco de temporais em Goiás, sul e oeste de Mato Grosso. O cenário é de perigo no sul mato-grossense.
A chuva aparece desde a madrugada em áreas do norte, sul, oeste e interior da Bahia, metade sul do Piauí e do Maranhão, com intensidade moderada a forte. Enquanto no Ceará, a previsão é de chuva fraca pela manhã.
Nas demais áreas da região Nordeste, o tempo segue mais firme, com predomínio de sol. As temperaturas devem permanecer elevadas em partes da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.
No Norte, chove de forma mais forte e isolada no norte do Amazonas, leste e sul do Pará e no Amapá desde o início desta terça. Ao longo do dia de hoje, com o avanço da instabilidade, há possibilidade de chuva moderada a forte e risco de temporais no oeste do Acre, sul do Pará e em grande parte do Tocantins.
Fonte: ULTIMOSEGUNDO.IG.COM.BR

