Arquivo / Reginaldo Pimenta / Agência O DiaDia será de céu nublado, chuvas, mas também de calor no Sul
Nesta quarta-feira (4), a previsão do tempo em várias regiões do Brasil deve ser marcada pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), segundo dados meteorológicos do Climatempo. Nesse cenário, é esperado chuva de moderada a forte, como também risco de temporais. No entanto, em algumas partes do país, o calor segue predominando.
Alerta de calor
Conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma onda de calor deve atingir a região Sul. O aviso tem prazo até o sábado (7). Ainda de acordo com o Inmet, a temperatura deve ficar 5C acima da média por período maior do que cinco dias.
James Day/UnsplashDias de calor intenso
Entre as áreas afetadas estão: Serrana, Oeste Catarinense, Sudoeste Rio-grandense, Noroeste Rio-grandense, Centro Ocidental Rio-grandense, Sudoeste Paranaense, Nordeste Rio-grandense, Centro Oriental Rio-grandense, Sudeste Paranaense, Sudeste Rio-grandense, Centro-Sul Paranaense e Norte Catarinense.
Confira a previsão completa do tempo nesta quarta (4):
O tempo na região Sul é de contraste. Há previsão de chuva forte e trovoadas no litoral do Paraná e de Santa Catarina. Em Curitiba, o dia será chuvoso, com temperatura máxima de 27°C. Enquanto no oeste da região e a maior parte do Rio Grande do Sul seguem com tempo firme e calor. Porto Alegre deve registrar máxima de 34°C.
Sob influência da ZCAS, as chuvas aparecem com volumes elevados em São Paulo, Minas Gerais e sul do Espírito Santo. Com a formação de uma nova frente fria entre hoje e amanhã reforça as instabilidades no Rio de Janeiro.
No Centro-oeste do país é esperado pancadas de chuva de moderada a forte em Goiás, Mato Grosso e o norte de Mato Grosso do Sul.
Segundo o Climatempo, as rajadas podem atingir 70 km/h no extremo sul mato-grossense e sudoeste goiano.
Na região Nordeste, a chuva aparece de maneira moderada a forte o norte da Bahia, Ceará, oeste de Pernambuco, interior do Maranhão e do Piauí, contudo, o cenário muda ao longo do dia.
Durante esta quarta-feira (4), as pancadas devem aumentar no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, oeste da Paraíba, Pernambuco e grande parte da Bahia. No entanto, no leste de Pernambuco, restante da Bahia, Sergipe e Alagoas, o tempo segue firme, com predominância do calor e sensação de abafamento.
Já no Norte do país, a instabilidade, provocada pela presença da ZCAS, atinge o Acre, Rondônia e Amazonas. Nas primeiras horas da manhã de hoje, a chuva aparece de forma intensa e isolada o oeste do Amazonas e no sul e leste do Pará.
Na metade norte do Pará, há chance de chuva mais intensa e risco de temporais. Enquanto no sul paraense e em Roraima, o tempo fica firme, com o sol aparecendo.
Fonte: ULTIMOSEGUNDO.IG.COM.BR

