Divulgação/CBMGOAdolescente de 14 anos sofreu mordida no dedo do pé e recebeu atendimento no local, no setor Lago Sul, em Caldas Novas (GO)
Dois adolescentes ficaram feridas após serem mordidas por piranhas nesta segunda-feira (16), nas proximidades do píer do Lago Corumbá, em Caldas Novas (GO). Com essas ocorrências, já são quatro registros de ataques do tipo no período de Carnaval deste ano na região.
As vítimas, de 15 e 16 anos, estavam em águas rasas, com profundidade na altura dos joelhos, quando foram atacadas. Uma delas teve um corte no calcanhar direito e a outra, no dedo do pé esquerdo.
Um adolescente de 14 anos foi socorrido com um corte leve no calcanhar direito. Ele recebeu os primeiros atendimentos e foi encaminhado para avaliação médica na UPA de Caldas Novas.
Logo em seguida, um segundo adolescente, de 15 anos, aproximou-se da equipe dos bombeiros relatando situação semelhante. Ele apresentava ferimento no dedo do pé esquerdo causado por mordida de piranha. Os militares realizaram os procedimentos de primeiros socorros no local, incluindo controle do sangramento, limpeza do ferimento e curativo.
No domingo (15), por volta das 16h20, uma criança também foi vítima de mordida de piranha na mesma região, nas proximidades do píer do Lago Corumbá. A vítima apresentava um pequeno corte no calcanhar direito enquanto estava na água, em profundidade aproximada até os joelhos, próximo à margem.
Divulgação/CBMGOEquipe do Corpo de Bombeiros prestou socorro imediato às vítimas de mordida de piranha no Lago Corumbá
O Corpo de Bombeiros realizou a limpeza do ferimento e o controle do sangramento no local, e em seguida encaminhou a criança para a UPA de Caldas Novas para avaliação médica.
Recomendações em caso de ataque
Após os registros de ataques, o Corpo de Bombeiros reforçou as orientações preventivas. A corporação orienta que banhistas evitem permanecer por longos períodos em áreas rasas, principalmente próximas a píeres e locais de pesca, e que saiam da água ao perceber qualquer ferimento.
A recomendação é retirar a vítima imediatamente da água para evitar novos ataques.
“Após retirada da água, caso tenha ferimentos, cubra o ferimento, faça a pressão do sangramento com pano limpo e, caso necessário, lavar com água corrente. Não precisa esfregar, apenas passar água em cima do local e sabão neutro”, orientou o capitão Madeira, oficial de informações públicas da Operação Carnaval 2026.
O oficial destacou ainda a importância de acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 e procurar atendimento médico, mesmo em casos considerados leves.
“Existem bactérias nessas águas doces nos rios e lagos do estado de Goiás e precisa sim verificar a vacina antitetânica, verificar se há necessidade de dar ponto ou alguma outra necessidade”, complementou Madeira.
Sinalização na região do lago
Com cerca de 65 quilômetros quadrados de extensão, o Lago Corumbá é um dos principais pontos turísticos de Caldas Novas (GO), segundo o governo estadual, e recebe cerca de 1,5 milhão de turistas por ano na região.
Divulgação/CBMGOPlacas alertam sobre risco de piranhas na orla do Lago Corumbá
A orla do lago conta com placas de advertência sobre o risco de ataque de piranhas. Segundo o Corpo de Bombeiros, a sinalização foi instalada de forma preventiva ao longo da área de uso público para alertar frequentadores. A corporação reforça que banhistas e visitantes devem respeitar as placas existentes.
O lago é utilizado para esportes náuticos e passeios de lancha, barco e jet ski, além de dar acesso a cachoeiras e bares ao longo da orla.
Divulgação/CBMGOQuatro pessoas foram atacadas por piranhas no Lago Corumbá durante o Carnaval de 2026
A presença de piranhas é reconhecida na região. Assim, a Prefeitura de Caldas Novas promove iniciativas de pesca esportiva, como o Torneio de Pesca Amadora de Piranhas do Lago Corumbá 1, organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH), com foco na prática controlada e na conscientização ambiental.
A região também concentra hotéis de lazer e, além do uso turístico, o lago abastece a Usina Hidrelétrica de Corumbá I.
Fonte: ULTIMOSEGUNDO.IG.COM.BR

