Cerveja importada mais forte do mundo é feita só uma vez por ano

A cerveja importada Samichlaus é cheia de história e tradições e, além de ser a mais forte do mundo, é feita em um dia

Quem aprecia uma cervejinha deve saber que existem diversas variações dessa bebida. Além disso, os processos de produção costumam carregar muitas histórias e tradições. A Eggenberg Samichlaus Classic, por exemplo, é um tipo de cerveja importada que é produzida uma única vez ao ano – sempre no dia 6 de dezembro. Fora isso, é a Lager mais forte do mundo, possuindo 14% de teor alcoólico.

 Curiosidades sobre a cerveja: sabia que lúpulo na bebida foi ideia de freira?

Divulgação A cerveja importada Samichlaus é cheia de história e tradições e, além de ser a mais forte do mundo, é feita em um dia


Na data escolhida para a fabricação dessa cerveja importada é celebrado o Dia de São Nicolau, um santo católico padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega. A história diz que São Nicolau é proveniente de Patara, na Ásia Menor (atual território da Turquia), e provavelmente nasceu na segunda metade do século três e morreu no dia 6 de dezembro de 350.

A cerveja produzida no dia do santo possui um aroma complexo, rico em castanha, uva passa, fumo e malte. No sabor, é licorosa e o paladar potente começa adocicado e termina seco. Antes de ser engarrafada, a bebida é envelhecida por 10 meses e esse processo de produção peculiar foi parar no Livro dos Recordes.

Leia tambrém: Os mitos e as verdades sobre a cerveja: tire as principais dúvidas

A Samichlaus é um tipo de cerveja que continua maturando na garrafa e o interessante é que ela não possui prazo de validade determinado. Outra curiosidade é que existe uma capela na cervejaria austríaca onde a bebida é fabricada e, antes de ser exporta para o mundo, sempre é rezada uma missa no local.

A bebida, que se tornou um clássico cervejeiro austro-helvético, foi criada na Suíça por Albert Hürlimann, considerado um dos grandes especialistas do mundo no estudo de leveduras. Essa cerveja começou a ser produzida no Castelo da Eggenberg, no sudeste da Áustria, no ano 2000.

Cerveja importa pode ser encontrada no Brasil

A cerveja importa pode ser encontrada em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil, e tem sabor marcante shutterstock A cerveja importa pode ser encontrada em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil, e tem sabor marcante


O nome da iguaria é Samichlaus porque essa palavra em helvético germânico significa São Nicolau, que ficou conhecido mundialmente como o Papai Noel. Por isso, essa é uma bebida pensada para as festas natalinas. Os aromas complexos, o corpo denso, a potência no sabor e o equilíbrio de tudo tornam essa cerveja única.

A produção é feita na Cervejaria Castelo Eggenberg, uma das mais antigas da Áustria. O local fica em um castelo do século 12 e, por lá, a produção de cervejas de modo geral deu início no século 14 e passou a ser comercializada em 1618. Com o tempo, a Samichlaus se tornou a cerveja mais conhecida dessa cervejaria e é possível encontrar essa bebida no Brasil.

 Por que a garrafa é marrom? 10 coisas sobre a cerveja que talvez você não saiba

“Assim que descobrimos a história dessa cerveja, foi inevitável não trazer ela para o Brasil, já que se trata de uma bebida com uma história muito rica e que muitos não conhecem”, explica Marcelo Stein, fundador da importadora Bier & Wein.

Ele também dá dicas de como harmonizar essa cerveja importada , explicando que ela combina queijos (camembert, cabra, creme brulee), pratos condimentados e sobremesa a base de frutas vermelhas e chocolate.

Fonte: DELES.IG.COM.BR