Calvície na juventude: o que pode piorar ou melhorar o quadro

Muitos homens começam a apresentar os sinais de calvície muito cedo e tentam mudar isso, mas nem tudo funciona

A calvície sempre foi uma preocupação dos homens, pois é um detalhe que mexe com aparência. Esse problema afeta cerca de 42 milhões de brasileiros e, apesar da população de meia idade ser a mais atingida, muitos jovens apresentam os indícios da falta de cabelo. Como uma tentativa de reverter isso, muitas coisas são indicadas, mas nem tudo é verdade.

 Conheça a micropigmentação capilar masculina: “Devolveu minha autoestima”

shutterstock Muitos homens começam a apresentar os sinais de calvície muito cedo e tentam mudar isso, mas nem tudo funciona


Thiago Bianco, especialista em transplante capilar, explica que quando a calvície já se estabeleceu somente um transplante pode recuperar a área que já está sem cabelo. De acordo com o especialista, os outros tratamentos disponíveis no mercado podem no máximo desacelerar ou impedir a progressão da queda capilar, mas não recuperam os fios que já foram perdidos.

Mitos e verdades sobre a calvície 

Existem muitos mitos e verdades sobre a calvície e especialista explica o que é mito e o que é verdade sobre o assunto shutterstock Existem muitos mitos e verdades sobre a calvície e especialista explica o que é mito e o que é verdade sobre o assunto


Quando os jovens percebem que estão ficando com as famosas “entradas”, é comum querer mudar alguns hábitos para evitar a queda de cabelo, o problema é que nem tudo realmente funciona. Para esclarecer as dúvidas mais comuns dos homens, o especialista diz o que é mito e o que é verdade.

» Usar boné ou chapéu em excesso causa queda de cabelo?

via GIPHY


Parcialmente verdade. Thiago explica que usar boné diariamente pode, sim, acelerar o processo de queda de cabelo. Isso acontece por conta da umidade que o acessório cria na cabeça, que pode ocasionar processos inflamatórios no couro cabeludo. Entretanto, o especialista deixa claro que se o jovem já tiver predisposição para ter este problema (fator genético), o uso ou não desse acessório não fará grande diferença.

» Uso de chapinha e secador na adolescência favorece a queda dos fios?

via GIPHY


Parcialmente verdade. Com jovens cada vez mais vaidosos, o uso de chapinha e secador já faz parte da rotina de muitos homens. E, mais uma vez, a utilização diária desses dois aparelhos podem danificar os fios e ocasionar a queda, mas nem sempre isso se torna algo permanente.

Caso o jovem tenha fatores genéticos ou fios ralos e enfraquecidos, o problema pode aparecer, independente do uso do secador e da chapinha. De forma geral, a dica de Thiago é não abusar do uso desses equipamentos.

 Homens mais baixos correm mais risco de ficarem carecas, aponta estudo

» Ter uma dieta rica em proteína desde cedo irá retardar a queda de cabelo?

via GIPHY


Mito. O profissional diz que por mais que o cabelo seja proteico, o fato de ingerir o nutriente não influenciará nesse transtorno, isso apenas deixa os fios com um aspecto mais saudável.

» Jovens não podem se submeter a transplantes capilares?

via GIPHY


Mito. Existem novas técnicas como a FUE (Folicular Unit Extraction), um método que usa unidades foliculares (fios) em micro lâminas circulares, e a FUT (Follicular Unit Transplantation), uma técnica mais tradicional que promove a retirada de uma faixa de cabelo do couro cabeludo que é transplantada para a parte sem cabelo, que podem ser adotadas.

Thiago fala que qualquer pessoa, independentemente da idade ou do sexo, pode se submeter a um transplante capilar . No caso dos mais jovens, primeiro é indicado iniciar um tratamento clínico para estabilização do quadro de queda de cabelo e, posteriormente, o procedimento de transplante capilar é realizado.

 Homens chegam a gastar R$ 64 mil para ter barba cheia e sem falhas

» Traumas podem influenciar na calvície?

via GIPHY


Verdade. As questões emocionais influenciam muito no corpo. Situações de estresse, por exemplo, podem desencadear a queda de cabelo e isso pode provocar um início de alopecia androgênica, uma perda de cabelo constante.

» Abusar da química no cabelo, como tinturas e alisamentos, ajuda na queda de cabelo precoce?

via GIPHY


Verdade. Muitos homens alisam, tingem e fazem outros procedimentos no cabelo. Thiago diz que o uso excessivo de qualquer tipo de química causa danos aos fios, como destruição, quebra e enfraquecimento. Todos estes problemas juntos acabam causando uma queda de cabelo excessiva que, se não for cuidada, pode levar à calvície .

Fonte: DELES.IG.COM.BR