Inseguranças dos homens no sexo: de tamanho do pênis a ereções

São muitas as inseguranças dos homens no sexo sendo que as mais comuns envolvem tamanho do pênis e a ereção

Pode não parecer, mas são muitas as inseguranças dos homens no sexo, principalmente com relação ao tamanho do pênis , e isso pode gerar ansiedade e desencadear problemas de ereção e ejaculação. Um leitor do Deles , por exemplo, relatou que tem dificuldade de ter uma boa intimidade com a parceira porque várias coisas começam a passar pela cabeça dele na hora H.

 Deles responde: como fazer sexo oral na mulher sem encostar os dentes

shutterstock São muitas as inseguranças dos homens no sexo sendo que as mais comuns envolvem tamanho do pênis e a ereção


“Tenho medo de ejacular rápido, mas isso acaba acontecendo e, muitas vezes, no meio da transa perco a ereção. ‘Tô’ entrando em desespero. Sou difícil de falar dos meus sentimentos e fico com eles me matando por dentro.” O autor do relato tem 38 anos, está casado há 15 anos e a esposa dele é a única mulher com quem ele teve relações sexuais. Os problemas deste leitor retratam bem as inseguranças dos homens no sexo , independente da idade e estado civil.

De acordo com Débora Pádua, educadora e fisioterapeuta sexual, é comum os homens se sentirem inseguros na cama, mas para eles é difícil admitirem isso. “Talvez, na hora de um bate papo, os homens saibam fingir melhor que as mulheres, eles guardam o que sentem, dificilmente compartilham com os outros e isso nos dá a percepção de que as mulheres são mais inseguras.”

Como não costumam falar sobre o assunto, os homens podem se sentir perdidos, achando que são os únicos a sofrerem com determinados problemas e não percebem que sentir certa insegurança é normal.

Débora explica que esse sentimento de que o homem não pode “falhar” é potencializado porque para ele, que precisa manter o pênis ereto, não dá para esconder se algo não estiver bom. Já para a mulher é mais fácil fingir na cama. 

Problemas de ereção e ejaculação motivados pela ansiedade

Entre as inseguranças dos homens no sexo está a ejaculação precoce ou rápida, algo que diminui o prazer na relação shutterstock Entre as inseguranças dos homens no sexo está a ejaculação precoce ou rápida, algo que diminui o prazer na relação


Para grande parte dos homens, ter sempre um bom desempenho na cama é algo fundamental para não ferir a masculinidade, entretanto nem sempre isso é possível e o medo de não agradar a parceria ou acabar broxando na hora do sexo gera muita ansiedade, tanto que esse é principal fator que leva o homem a ter problemas de ereção e ejaculação precoce ou rápida.

“O homem fica tão preocupado com o que está acontecendo que não curte a relação. Isso é tão comum que um dos tratamentos medicamentosos que existe é justamente os ansiolíticos, medicações que diminuem a ansiedade e, consequentemente, retardam a ejaculação”, afirma a educadora sexual.

 Tenho perda de libido por conta de diabetes, e agora? Deles responde

A ansiedade pode levar uma ejaculação rápida e é preciso ter claro que isso é diferente de uma ejaculação precoce. “Ejacular rápido é quando o homem ejacula no tempo que não gostaria, mas isso acontece depois de dois minutos, quando acontece antes desse tempo, aí sim, é uma ejaculação precoce. Isso pode acontecer por ansiedade, nervosismo, preocupação, ou seja, tudo o que leva a pessoa a ficar tensa”, diz Débora.

A ginecologista Ana Carolina Lúcio Pereira acrescenta que o medo, além de atrapalhar o ato sexual em si, afeta também o orgasmo. “A relação sexual tem que acontecer quando a pessoa está com a cabeça livre. Pessoas ansiosas, que trabalham muito e que não conseguem se desligar do dia a dia acabam não tendo muito prazer. Os problemas de ejaculação estão, na maioria das vezes, mais associados a fatores psicológicos do que físicos.”

As inseguranças dos homens no sexo são muitas, mas uma das mais temidas é a perda de ereção durante a relação. Isso pode acontecer mesmo o homem sendo estimulado, pois a ansiedade costuma atrapalhar e isso se reflete no corpo shutterstock As inseguranças dos homens no sexo são muitas, mas uma das mais temidas é a perda de ereção durante a relação. Isso pode acontecer mesmo o homem sendo estimulado, pois a ansiedade costuma atrapalhar e isso se reflete no corpo


A perda da ereção também pode acontecer durante a relação e essa é mais uma das inseguranças dos homens no sexo. “Isso pode acontecer com quem está no início da vida sexual e é normal porque o homem pode estar perdido, sem saber o que acontece, mas com o tempo ele vai ficando mais confiante”, fala Débora.

 Deles responde: como solucionar a ejaculação precoce e a secura vaginal?

Entretanto, a especialista também alerta que se o homem já tem mais idade, uma vida sexual ativa e isso continuar acontecendo, o ideal é procurar um urologista porque esse profissional saberá fazer as perguntas certas e pedir exames necessários para saber se o homem tem alguma disfunção erétil e se precisará de algum tratamento.

Tamanho do pênis está entre as maiores inseguranças dos homens no sexo

Outra questão que deve ser levada em consideração quando se fala das inseguranças dos homens no sexo é a do tamanho do pênis, pois isso afeta a autoestima do homem, mesmo não sendo algo fundamental para dar prazer às mulheres shutterstock Outra questão que deve ser levada em consideração quando se fala das inseguranças dos homens no sexo é a do tamanho do pênis, pois isso afeta a autoestima do homem, mesmo não sendo algo fundamental para dar prazer às mulheres


Outra grande preocupação que assombra dos homens é o tamanho do pênis, mas isso não necessariamente influencia na relação. Na verdade, isso basicamente não interfere na hora de dar prazer a uma mulher. “O prazer da mulher tem a ver com estímulo, o tamanho não proporciona mais prazer, isso é mito”, garante Ana Carolina.

Para Débora, o tamanho do pênis ainda é uma das grandes inseguranças dos homens no sexo, mas ela garante que tamanho não é domento e tudo vai do gosto da mulher. A educadora sexual conta que já atendou mulheres que gostam de pênis menores e outras que gostam dos que são maiores, não existe um consenso.

A ginecologista completa dizendo que não existe um tipo perfeito, o que importa mesmo é o envolvimento do casal na cama: “O pênis ideal é o que dá prazer para a mulher, que leva a parceira ter fantasias e a chegar ao orgasmo. Lembre-se que nem sempre precisa haver penetração, o orgasmo clitoriano é prova disso”.

via GIPHY

Por outro lado, a educadora sexual ressalta que a questão do tamanho é que se o pênis do homem é muito pequeno e a vagina da parceira dele é muito elástica talvez a mulher não sinta uma sensibilidade na hora da penetração. “Para resolver o problema, a mulher é capaz de fazer uma contração ou exercícios perineais para que a vagina fique um pouco mais apertada e, assim, ter o atrito com o pênis, seja ele de qualquer tamanho.”

Agora, quando o pênis é muito comprido, isso pode incomodar a mulher no fundo do canal vaginal porque, de acordo com Débora, o membro pode bater no colo do útero. “Se a mulher não estiver muito excitada ou se a mulher tiver um canal um pouco mais curto isso pode causar certo desconforto.”

Já o pênis que é muito largo também pode incomodar a mulher, mas a fisioterapeuta sexual fala que, de forma geral, a vagina é fechadinha e tem flexibilidade para comportar qualquer tipo de tamanho de pênis, mas é importante saber que se o membro for extremamente grande ou largo, isso pode causar desconforto em qualquer mulher, então ser dotado não garante mais prazer para nem para a mulher nem para o homem.

Melhores posições sexuais

Para evitar as inseguranças dos homens no sexo, uma opção é apostar em posições sexuais que se adequem ao pênis shutterstock Para evitar as inseguranças dos homens no sexo, uma opção é apostar em posições sexuais que se adequem ao pênis


As posições sexuais podem ajudar a trazer mais conforto na relação e ajudar a deixar as inseguranças dos homens no sexo de lado. Débora diz que se um pênis é muito grande, as posições em que as mulheres ficam com as pernas mais fechadas são melhores, pois nelas o pênis não entra por completo e isso pode ajudar a mulher a não sentir dor.

 Deles responde: as melhores posições sexuais para quem tem pênis pequeno

“Vale lembrar que se a mulher estiver muito excitada, mesmo que o pênis seja um pouco mais comprido ela não sentirá desconforto. O casal também pode ir se adaptando, porque com o tempo é possível perceber até que ponto o pênis entra na vagina da mulher. Outro detalhe é que o homem precisa prestar atenção para ver se não ele está ou não machucando a parceira”, finaliza Débora.

Tem dúvidas sobre sexo, sexualidade ou posições sexuais ? Sofre com alguma outra das inseguranças dos homens no sexo ? Entre em contato conosco pelo   [email protected] e nós traremos um especialista para respondê-la com sigilo total.

Fonte: DELES.IG.COM.BR