484 anos de Recife: 11 pratos típicos da capital pernambucana para se deliciar

484 anos de Recife: 11 pratos típicos da capital pernambucana para se deliciar Reprodução: Alto Astral 484 anos de Recife: 11 pratos típicos da capital pernambucana para se deliciar

Conhecida como “Veneza Brasileira “, a diversidade gastronômica de Recife vai desde comidas salgadas, como dobradinha e caldinho de feijão , até sobremesas típicas, como bolo de rolo e paçoca.

Para comemorar os 484 anos da capital pernambucana, nada melhor do que se deliciar com pratos desse lugar rico, tanto em cultura quanto em história.

Tapioca de carne-seca

imagem12-03-2021-16-03-51 Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

Recheio

Modo de preparo
Em uma panela, em fogo médio aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Adicione o pimentão, o caldo de legumes e o tomate e frite até amaciar. Acrescente a carne desfiada e misture bem. Tempere com sal e pimenta a gosto, desligue o fogo, adicione a cebolinha e reserve. Para a tapioca, misture o polvilho com a água, aos poucos, e vá esfregando com as mãos até obter uma farinha granulada e úmida, se necessário acrescente mais água. Passe a mistura por uma peneira e reserve. Coloque uma frigideira anti-aderente seca no fogo baixo até aquecer um pouco e espalhe uma porção da mistura reservada até que cubra o fundo da frigideira. Espere a massa firmar e vire com uma espátula. Coloque uma porção do recheio em metade da massa com uma porção do requeijão e dobre ao meio. Repita o procedimento até que acabe a massa e o recheio. Transfira para uma travessa e sirva polvilhado com cebolinha.

Caldinho de feijão

imagem12-03-2021-16-03-52 Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

Modo de preparo
No liquidificador, bata o feijão com a água e o caldo de carne. Em uma panela, em fogo médio, frite o bacon na própria gordura até dourar. Adicione a cebola e frite por 2 minutos. Junte o feijão batido, a couve, tempere com sal e pimenta e cozinhe por 5 minutos ou até encorpar. Transfira para uma sopeira, polvilhe com cebolinha e sirva em seguida.

Queijo coalho com mel

imagem12-03-2021-16-03-52 Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

Modo de preparo
Coloque o queijo coalho sobre a grelha da churrasqueira e asse por 5 minutos, virando para dourar por igual. Pincele com o mel , aos poucos, até assar e dourar. Retire e sirva o espetinho de queijo coalho com mel, se desejar, acompanhado de vinagrete.

Caldinho de peixe

imagem12-03-2021-16-03-53 Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

Modo de preparo
Em uma panela coloque os ingredientes e leve ao fogo médio. Deixe cozinhar por 20 minutos, ou até que a cabeça esteja cozida. Com o auxílio de um garfo, retire o que puder de carne do peixe que ficou na cabeça. Então, descarte os ossos e as espinhas e coloque a carne retirada com o caldo do cozimento no liquidificador. Bata por 5 minutos, passe por uma peneira, prove o tempero e sirva bem quente. Se desejar, decore com pimentas.

Dobradinha tradicional

imagem12-03-2021-16-03-53 Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

Modo de preparo
Retire a gordura do bucho e lave bem. Coloque em uma tigela, cubra com água e o suco de limão Deixe descansar por 20 minutos. Coloque em uma panela com água fervente e cozinhe por 5 minutos. Repita o processo mais 2 vezes e escorra. Aqueça uma panela grande, em fogo médio, com o óleo e refogue a cebola e o alho por 5 minutos. Adicione a calabresa, o bucho, o feijão, o colorau, o tomate, sal, pimenta e louro e despeje água até cobrir. Cozinhe por 1 hora em fogo baixo com a panela tampada ou até amaciar. Adicione água quando necessário, conforme for secando, mas deve obter um caldo espesso. Polvilhe com salsa e sirva acompanhada de arroz branco.

Favada

imagem12-03-2021-16-03-54 Reprodução / Guia da Cozinha

Você viu?

Ingredientes

Modo de preparo
Coloque a fava em uma vasilha, cubra com água e deixe de molho por 2 horas. Escorra, coloque em uma panela e cozinhe por 15 minutos. Escorra, coloque em uma panela de pressão com o louro, cubra com água e cozinhe por 15 minutos depois de iniciada a pressão. Desligue, deixe sair a pressão e abra a panela. Reserve. Coloque a carne-seca em outra panela de pressão, cubra com água e cozinhe por 20 minutos depois de iniciada a pressão. Desligue, deixe sair a pressão, abra a panela e escorra a água. Reserve. Aqueça uma panela grande com o azeite e frite a cebola, o alho, a calabresa e o bacon até dourar. Adicione o pimentão, o açafrão, a pimenta e a carne-seca reservada e refogue por mais 3 minutos. Junte a fava cozida com o caldo, o tomate , tempere com sal e cheiro-verde e cozinhe por 10 minutos ou até engrossar o caldo levemente. Sirva acompanhado da farinha.

Caldeirada

imagem12-03-2021-16-03-54 Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

Modo de preparo
Corte os peixes em cubos. Esquente o azeite e o óleo em uma panela e frite o alho e a cebola. Adicione o tomate e frite por 3 minutos. Coloque o extrato de tomate, mexa e adicione o camarão e o sururu. Dissolva o caldo na água quente e despeje na panela. Acerte o sal e a pimenta. Quando começar a fervura, coloque os pedaços de peixe e a folha de louro. Deixe ferver por 20 minutos. Transfira para uma travessa, polvilhe a salsa e sirva. A caldeirada fica com bastante água mesmo. A farinha de mandioca deve ser servida na mesa e cada pessoa engrossa o caldo diretamente no prato misturando com a colher. Sirva acompanhada de pimenta em conserva.

Camarão na moranga

imagem12-03-2021-16-03-55 Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

Modo de preparo
Lave a moranga, abra uma tampa e retire as sementes com uma colher. Tampe e coloque em uma panela grande. Cubra com água e cozinhe por 30 minutos ou até amaciar, sem desmanchar. Escorra e tempere o interior com sal. Aqueça uma panela com o azeite, em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Adicione o camarão, o tomate, o creme de leite, sal, pimenta e cozinhe por 5 minutos. Tire do fogo e misture cheiro-verde. Forre o fundo da moranga com Catupiry®, despeje o refogado e cubra com o restante do Catupiry®. Coloque em uma forma e leve ao forno alto, preaquecido, por 15 minutos. Sirva acompanhado de arroz branco.

Bolo de rolo

imagem12-03-2021-16-03-55 Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

Recheio

Modo de preparo
Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar e as gemas até formar um creme esbranquiçado. Acrescente a farinha, o leite e o fermento, aos poucos, sem parar de bater. Retire da batedeira e misture delicadamente as claras em neve. Unte e enfarinhe 5 formas de retangulares grandes e divida a massa entre elas, espalhando bem. Leve cada forma ao forno médio, preaquecido, por 5 minutos. Retire do forno, desenforme em um pano úmido, passe o recheio e enrole. Asse o segundo bolo, coloque sobre o pano úmido, passe o recheio, enrole sobre o bolo já enrolado e repita este procedimento até o último bolo. Coloque em uma travessa e polvilhe com o açúcar de confeiteiro.

Bolo souza leão

imagem12-03-2021-16-03-56 Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

Modo de preparo
Coloque o açúcar e a água em uma panela e leve ao fogo médio por 15 minutos ou até formar uma calda rala. Desligue e deixe esfriar. Transfira para uma tigela, adicione o leite de coco, a massa de mandioca e misture bem. Peneire essa mistura por 3 vezes, adicione a gema, a manteiga derretida e sal e misture bem. Peneire mais uma vez, adicione o cravo e a canela e despeje em uma fôrma de buraco no meio de 30 cm de diâmetro untada e enfarinhada, e leve ao forno médio, preaquecido, por 45 minutos ou até firmar. Retire, deixe esfriar, desenforme e sirva.

Paçoca junina

imagem12-03-2021-16-03-56 Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

Modo de preparo
Triture o amendoim no liquidificador e transfira para uma vasilha. Misture o açúcar, o sal e a farinha e bata bem no processador ou com uma colher de pau para ficar bem fininha. Faça cones com papel colorido e encha com a paçoca. Sirva.

Receitas: Guia da Cozinha

Fonte: DELAS.IG.COM.BR