Pintar o cabelo: dicas para o homem que quer tingir em casa

Pintar o cabelo: dicas para o homem que quer tingir em casa   Mundo Masculino   iG

O cabelo é uma parte importante do visual e, para parecer mais jovem, tem muito homem que opta por cobrir os fios brancos. O problema é que pintar o cabelo em casa não é uma tarefa simples, pois além de saber tingir e não deixar a pele manchada é preciso saber escolher a cor certa e como cuidar do cabelo para não ficar com aspecto de desbotado.

É possível pitar o cabelo em casa, para isso basta seguir algumas dicas para escolher a cor e não manchar a pele shutterstock É possível pitar o cabelo em casa, para isso basta seguir algumas dicas para escolher a cor e não manchar a pele


O barbeiro Wendell Nascimento, da rede “O Barbeiro da Esquina”, diz que o mercado de produtos estéticos sempre lança novidades para tentar suprir a necessidade dos clientes, principalmente dos homens, que têm apresentado um interesse crescente por produtos para pintar o cabelo em casa.   

Caso você queira se arriscar a tingir o cabelo, o primeiro passo é saber a tonalidade dos fios, ou seja, a cor natural do cabelo. “Se você nunca foi a uma barbearia ou salão de beleza, algumas perfumarias ou lojas de cosméticos oferecem uma tabela de cor para consulta ou representantes da marca no local, algumas caixinhas também contam uma amostra ilustrada da cor, mas convenhamos que se basear nisso não é o ideal”, alerta Nascimento.

Como é fundamental saber a cor certa do cabelo para ter um bom resultado, o especialista indica não dispensar o auxilio de um profissional nessa hora – principalmente na primeira vez que for tingir o cabelo. A barbeira Thaís Antunes acrescenta que, caso tenha dificuldades de descobrir o tom natural do cabelo, tente achar uma cor que tenha uma harmonização com o seu tom de pele, sem deixar de lado seu gosto pessoal.

Antes de pintar o cabelo, fique atento às instruções

Escolher a cor para pintar o cabelo não é simples, mas depois de decidir escolha uma tinta de confiança shutterstock Escolher a cor para pintar o cabelo não é simples, mas depois de decidir escolha uma tinta de confiança


Após definir a cor, é hora de comprar a tinta e, nesse momento, não deixe de avaliar a qualidade da marca da tinta, pois esse é um produto que você vai passar no seu couro cabeludo e pode causar relações alérgicas. Nascimento explica que na primeira vez que for usar a tinta é preciso fazer um teste de toque na pele, para isso basta colocar um pouco da tinta em uma pequena parte do cabelo e esperar um pouco para ver se seu corpo tem alguma reação.

Fique atento também às instruções que vêm na embalagem. “Cada fabricante tem seu passo a passo para aplicação, a técnica vai variar conforme o desejo de resultado do homem, mas a aplicação geralmente é parecida, o que pode mudar é o tempo que você deve deixar a coloração agindo nos fios” fala o barbeiro.

De acordo com Nascimento, muitos produtos podem ajudar a evitar manchas na pele, como cremes, géis próprios para o rosto ou cabelo, e em perfumarias também são vendidas vaselinas para essa finalidade.  Thaís completa dizendo que caso a  pele fique manchada outra opção é apostar em produtos específico para tirar a tinta do rosto.

A coloração costuma durar uma média de 15 a 20 dias, mas se nesse período você precisar fazer o retoque, o indicado é usar um tonalizante. Thaís diz que esse produto desbota (desprende) facilmente do fio, por isso, a duração não é longa, entretanto Nascimento aponta que conforme é feita a aplicação do tonalizante vai criando camadas que acabam impregnando no cabelo e podem permanecer nos fios.

Pintar o cabelo merece cuidados

Pintar o cabelo não é um tratamento, e o barbeiro explica que isso na verdade é algo que danifica os fios shutterstock Pintar o cabelo não é um tratamento, e o barbeiro explica que isso na verdade é algo que danifica os fios


Tingir o cabelo não é um tratamento, pois desgasta os fios, por isso, a barbeira indica, após aplicar a coloraçãousar xampus e condicionadores que sejam indicados para cabelos tingidos na cor que escolheu, assim você mantém o brilho dos fios por mais tempo.  “Também é indicado, pelo menos uma vez por semana,  realizar uma hidratação para repor nutrientes que o cabelo perde com a tintura”, diz Nascimento.

Ao pintar o cabelocostuma surgir a dúvida se é indicado fazer o mesmo com a sobrancelha, barba e bigode. Ambos os especialistas dizem que não existe uma regra e nem um padrão, e optar por tingir ou não essas outras regiões do rosto é uma escolha pessoal. “Caso o homem opte por tingir, ele pode sim utilizar a tinta do cabelo nas sobrancelhas. Na barba, como os fios já são naturalmente mais secos, o mais indicado é usar uma tinta específica, algo que também já existe no mercado”, finaliza Thaís.

Fonte: DELES.IG.COM.BR