‘Tinha vergonha’, diz personal trainer sobre o antigo corpo; leia

imagem04-06-2021-12-06-24

O personal trainer paulista Rodrigo Sangion, de 40 anos, atualmente é reconhecido por ter um corpo “trincado” e por treinar diversos famosos, mas no passado, já sofreu com comentários maldosos por conta da forma física. Hoje, ele está bem com seu corpo, mas explica que nem sempre foi assim. “Sempre convivi com o excesso de peso e tinha vergonha. Venho de uma família de gordinhos, a genética nunca me ajudou”, explica Sangion que, atualmente, em vez de receber críticas, conquista prêmios em competições de fisiculturismo. 

 “Descobri a fonte da juventude”: jovem perde 22 kg com dieta cetôgenica

Rodrigo Sangion consegui superar todos os seus fantasmas e virou um personal trainer  reconhecido por famosos Divulgação Rodrigo Sangion consegui superar todos os seus fantasmas e virou um personal trainer reconhecido por famosos


Além da tendência em engordar, Sangion explica que havia ainda outro problema: sua família não tinha o costume de cuidar da alimentação e, por isso, ele continuava gordinho mesmo sendo o único em casa a praticar atividades físicas.  Foi então que, após o ensino médio, ele resolveu cursar Educação Física e tornar-se  personal trainer . “Fiz isso, talvez, pelo fato de ser complexado com o meu corpo. No fundo, achava que poderia mudar meu destino servindo de ponto de apoio e ajudando as pessoas que estavam insatisfeitas com o corpo delas”, conta ele ao Deles .

Sangion conta, porém, que, mesmo após começar a trabalhar na área, seguia sem alcançar os resultados esperava porque não havia mudado os hábitos alimentares. “A dieta representa até 80% do sucesso em uma mudança corporal, mesmo malhando pesado, principalmente no caso de quem não tem uma genética privilegiada”, explica Sangion, que encontrou forças para mudar a alimentação após um ouvir comentário maldoso a seu respeito.

O personal afirma que a realização de que ele precisava mudar veio quando a amiga de um aluno dele disse que o rapaz estava que ele. Como ainda não se sentia muito bem com o próprio corpo (algo que o impedia de ficar confortável sem camisa em locais públicos, por exemplo), Sangion conta que o comentário o abalou muito. Incomodado com a situação, ele então passou a refletir e concluiu que não estava sendo o exemplo que queria ser para os alunos.

“Não dá para exigir certas coisas de seu aluno se você justamente faz ou é o contrário. É a mesma coisa que um dentista que não cuida dos próprios dentes ou de um dermatologista que tem pele mal tratada. Não passa credibilidade”, comenta o educador físico. Com isso em mente, ele decidiu tomar uma atitude, passando então a treinar mais e seguir uma dieta regrada.

A post shared by Rodrigo Sangion (@rodrigosangion) on Jun 22, 2018 at 9:15am PDT


Toda essa transformação começou há cinco anos, e as mudanças no corpo do personal gradativamente começaram a ficar mais evidentes. Como o novo físico, ele passou a participar de campeonatos fitness, pois usava as competições como incentivo para manter o foco.

“É uma forma também de me manter motivado, pois, se descuido uma semana que seja, o resultado não é bom. Não preciso ficar 100% o tempo todo. Quando não estou treinando para um campeonato, posso dar uma relaxada, mas sei que, se eu me descuidar demais, vai ser mais difícil recuperar o prejuízo”, afirma.

Trajetória que inspira 

Sangion comenta ainda que dar esses importantes passos trouxe benefícios para além do corpo. Com a transformação, ele viu sua autoestima melhorar, fez as pazes consigo mesmo e, agora, uaa o humor para tornar as coisas ainda mais leves.

“As pessoas que convivem comigo sabem que, quando elogio o meu corpo, estou brincando com a situação. Afinal, nunca escondi dos mais íntimos que já fui gordinho e mantenho isso vivo na minha memória para que eu não volte ao estágio anterior”, relata o personal, que, com o tempo, passou a treinar celebridades.

 Norte-americano perde mais de 150 kg e dá dicas de como emagrecer

“Minha história inspira as pessoas. Acredito que elas, celebridades ou não, pensam da seguinte forma: ‘Se ele mudou o corpo dele, também pode mudar o meu’. Um aluno foi me apresentando a outro. Também abri uma academia chamada ‘Les Cinq Gym’, que conta uma proposta estética diferenciada que atraiu vários formadores de opinião”, explica Sangion, que, hoje, treina famosos como Alok, Izabel Goulart, Thiaguinho, Fernanda Souza, Bruno Gagliasso e Mariana Ximenes. Já Ricardo Tozzi, Reynaldo Gianecchini e Claudia Raia frequentam a academia dele.

A post shared by Rodrigo Sangion (@rodrigosangion) on Jan 5, 2018 at 12:15pm PST


Sangion ressalta ainda que, apesar de atender tantas personalidades da televisão e da música, os alunos que não são famosos recebem o mesmo tratamento. “O que todos querem é um bom resultado. Afinal, todos desejam ficar bem com o próprio corpo”, aponta.

Reconhecimento em competições mesmo aos 40 anos

A competição mais recente da qual o paulista participou foi a WBFF (World Beauty Fitness & Fashion), um dos mais importantes campeonatos de fitness do mundo. Entre os 60 candidatos, ele era o mais velho, mas isso é apenas um detalhe. Todo esforço dele foi reconhecido, e ele acabou vencendo na categoria Fitness Model, que premia o melhor visual e o corpo mais atlético e definido.

“Estou radiante. Há pelo menos cinco anos que persigo a vitória. Na primeira vez que competi em um campeonato semelhante, fiquei em 19° lugar. Depois, fui quarto. Me mantive entre os primeiros colocados até, finalmente, vencer”, conta com empolgação.  Independentemente do resultado, o personal trainer conta que sempre se manteve motivado. “Estou feliz com meu corpo hoje, mas sempre busco obter resultados melhores”.

Dicas de personal trainer para o corpo dos sonhos

Os deslizes no treino, a alimentação desregrada e até a genética foram barreiras nas quais Sangion tropeçou, mas levantou e não desviou do caminho, pois estava focado na mudança. “Não construímos o corpo dos sonhos de um dia para o outro, temos de insistir e ser amparados por profissionais que entendam do assunto. Só assim vencemos a batalha”, relata.

Após emagrecer quase 200 kg, homem remove excesso de pele

A post shared by Rodrigo Sangion (@rodrigosangion) on Mar 15, 2018 at 7:27pm PDT


Segundo o personal trainer, o mais indicado para quem quer fazer como ele é pensar por etapas e tentar não se estressar. Ele aconselha as pessoas a, por exemplo, usar o inverno para focar no corpo desejado para o verão e, quando o calor chegar, tentar melhorar ainda mais. “Dessa forma, o treino e a dieta entram naturalmente na sua vida e os resultados, claro, aparecem, e sem que você sofra ou tenha sua vida social destruída”, finaliza.

Fonte: DELES.IG.COM.BR