6 receitas de feijoada para agradar qualquer paladar!

Alto Astral

6 receitas de feijoada para agradar qualquer paladar! Reprodução: Alto Astral 6 receitas de feijoada para agradar qualquer paladar!

É praticamente impossível falar da culinária brasileira sem citar a feijoada. Você sabia, aliás, que uma das histórias por trás desse prato é que ele teria surgido no período da escravidão, quando os escravos cozinhavam o feijão e as sobras de carnes deixadas pelos senhores?

Essa hipótese, no entanto, tem algumas contestações, dado que carnes eram consideradas comidas nobres e jamais seriam dadas aos servos, que comiam apenas a mistura de feijão e farinha.

Assim, surgiu outra narrativa para explicar a criação: a receita teria sido desenvolvida por restaurantes cariocas há muitas décadas, utilizando técnicas europeias de cozimento e ingredientes tipicamente brasileiros.

Seja qual for a verdade por trás da refeição, é comum que a reconheçamos como uma mistura de alimentos e saberes, tal qual a miscigenação de povos que formam nosso país.

Para celebrar essa comida que é a paixão do Brasil, aproveite os dias em casa para preparar 6 receitas de feijoada! Desde a tradicional, tão amada pelo país, até opções que te farão inovar na cozinha.

Feijoada perfeita

imagem25-06-2021-19-06-06 Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque o rabo suíno e a orelha suína em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por 24 horas, trocando a água 4 vezes. Escorra, coloque em uma panela, cubra com água e cozinhe por 30 minutos, em fogo médio. Escorra, deixe esfriar e corte em pedaços. Em uma panela de pressão, coloque o rabo e a orelha, a costelinha, o lombo, o acém, o feijão e o louro, cubra com água e cozinhe por 20 minutos com a panela aberta, sem pressão, em fogo baixo. À parte, aqueça uma panela, em fogo médio, com o óleo e frite a calabresa, o paio, o bacon e o alho por 5 minutos ou até dourar. Transfira para a panela de pressão, cubra com mais água, tampe e cozinhe por 20 minutos depois de iniciada a pressão. Desligue, deixe a pressão sair naturalmente e abra a panela. Volte a panela ao fogo médio, tempere com sal, molho de pimenta e cozinhe até que todos os ingredientes estejam macios, mas sem desmanchar. Retire do fogo e sirva acompanhada de couve refogada e torresmo.

Feijoada do mar

imagem25-06-2021-19-06-07 Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

Modo de preparo

Deixe o feijão-branco de molho em água por 4 horas. Aqueça uma panela grande com o azeite, em fogo médio, refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Adicione o salsão, a cenoura e refogue por 3 minutos. Junte o extrato e frite por 2 minutos. Acrescente o feijão escorrido, o louro, cubra com água fervente até dois dedos acima do feijão e cozinhe por 30 minutos ou até amaciar. Tempere com sal e pimenta. Adicione o peixe, o camarão, a lula, o tomate e cozinhe por 5 minutos. Transfira para uma cumbuca, polvilhe com cheiro-verde e sirva.

Feijoada de frango

Você viu?

imagem25-06-2021-19-06-07 Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

Modo de preparo

Deixe o feijão-branco de molho em água por 6 horas. Aqueça uma panela grande com o óleo e refogue o frango até dourar. Adicione a cebola, o alho e a cenoura e refogue por 5 minutos. Acrescente o tomate e o feijão, acrescente a água. Cozinhe em fogo baixo com a panela tampada por 45 minutos ou até amaciar e o caldo engrossar. Se necessário, acrescente mais água. Tempere com sal e pimenta. Polvilhe com cheiro-verde e sirva acompanhado de arroz branco com espinafre e farinha de milho temperada.

Feijoada light

imagem25-06-2021-19-06-07 Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

Modo de preparo

Deixe a carne-seca de molho em água por 24 horas na geladeira, trocando a água por 4 vezes. Deixe o feijão de molho em água por 6 horas. Coloque a carne-seca e o lombo em uma panela e cubra com água. Deixe levantar fervura e escorra. Repita o processo mais 3 vezes e na última vez, deixe esfriar dentro da água. Leve à geladeira por no mínimo 6 horas ou até a gordura solidificar. Limpe toda a gordura da carne. Aqueça uma panela grande antiaderente e refogue a carne por alguns minutos. Adicione a cebola e o alho e cozinhe por 5 minutos. Acrescente o feijão escorrido a água até cobrir as carnes. Adicione a cachaça, o louro, a cebola espetada com os cravos e as laranjas inteiras bem lavadas e furadas com uma faca. Cozinhe por 30 minutos. Retire constantemente a gordura que se forma na superfície com uma colher. Junte a linguiça e cozinhe por mais 30 minutos ou até o feijão e as carnes estarem todos macios e o caldo grosso. Tempere com sal e pimenta. Retire as laranjas e a cebola espetada. Sirva acompanhada de arroz branco, farofa, couve e laranja.

Feijoada vegetariana

imagem25-06-2021-19-06-08 Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque o feijão, cubra com água e deixe de molho por 12 horas. Escorra e reserve. Em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Adicione o tomate, a cenoura e o salsão e refogue por 2 minutos. Acrescente o feijão escorrido, o caldo de legumes e a água e cozinhe em fogo baixo por 45 minutos ou até o feijão amaciar. Junte o brócolis, a azeitona e o milho. Tempere com sal, pimenta e cheiro-verde. Sirva em seguida acompanhada de arroz branco.

Feijoada de grão-de-bico

imagem25-06-2021-19-06-08 Reprodução / Guia da Cozinha

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela de pressão, coloque o grão-de-bico, a linguiça, o bacon, o lombo, a água, o tomate e o caldo de legumes. Tampe a panela, leve ao fogo médio e cozinhe por 45 minutos após iniciada a pressão. Desligue o fogo, deixe sair a pressão, abra a panela, acrescente a cenoura, a vagem e a couve, leve ao fogo médio e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando até os legumes ficarem macios. Em uma panela, coloque o azeite, o alho, a cebola e o louro, leve ao fogo médio e deixe fritar, mexendo ocasionalmente, até dourar. Transfira para a panela com o grão-de-bico, tempere com sal, misture bem e deixe cozinhar por 5 minutos. Retire do fogo e sirva.

Fonte: Guia da Cozinha

Fonte: DELAS.IG.COM.BR