Segunda Sem Carne: 5 receitas de espinafre com ricota para amar essa dupla

Segunda Sem Carne: 5 receitas de espinafre com ricota para amar essa dupla Reprodução: Alto Astral Segunda Sem Carne: 5 receitas de espinafre com ricota para amar essa dupla

A última segunda-feira do mês chegou e ainda dá tempo de você participar do movimento #SegundaSemCarne! Para isso, basta abrir mão das carnes bovinas, suínas, aves e peixes por apenas um dia da semana. Fácil, né? Embora pareça pouco, essa atitude impacta positivamente os animais, as pessoas e o planeta ao poupar vidas, economizar muitos litros de água e reduzir a emissão de poluentes na atmosfera.

Então, que tal fazer essa diferença hoje mesmo? Para manter o seu cardápio delicioso, confira 5 receitas de espinafre com ricota que farão você se apaixonar por essa dupla e prove pratos diversos com um recheio de dar água na boca! Vamos juntos?

Canelone de espinafre com ricota ao molho branco

imagem30-08-2021-13-08-10 Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Modo de preparo

Em uma panela em fogo médio, derreta a margarina e refogue a cebola até ficar transparente. Polvilhe a farinha e refogue por mais 2 minutos, mexendo sempre. Despeje o leite, o sal, a noz-moscada e misture bem até engrossar. Reserve. Em uma tigela misture a ricota, o espinafre e o requeijão. Abra a massa e recheie os canelones com a pasta de espinafre e enrole como rocamboles. Distribua em um refratário médio, cubra com o molho branco reservado, espalhe o queijo parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até gratinar.

Torta de espinafre com ricota

imagem30-08-2021-13-08-10 Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 40min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Recheio

Modo de preparo

No liquidificador, bata os ingredientes da massa com metade do parmesão até ficar homogêneo. Transfira para uma forma de 20 cm de diâmetro untada e enfarinhada e reserve. Em uma tigela, misture os ingredientes do recheio e espalhe sobre a massa. Espalhe o restante do parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar. Decore como desejar e sirva.

Folhadinho de espinafre com ricota

imagem30-08-2021-13-08-10 Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 1h15min
Rendimento: 50 unidades
Dificuldade: fácil

Você viu?

Ingredientes

Recheio

Modo de preparo

Descongele a massa folhada conforme as instruções da embalagem. Em uma tigela, misture os ingredientes do recheio. Abra a massa, recorte quadrados pequenos, espalhe porções do recheio e feche formando triângulos. Feche as bordas com um garfo, coloque em uma forma, pincele com a gema e leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos ou até dourar. Sirva em seguida.

Escondidinho de espinafre com ricota

imagem30-08-2021-13-08-10 Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 1h
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Creme

Modo de preparo

Aqueça uma panela com a margarina e refogue a cebola e o alho por 5 minutos ou até dourar. Adicione o espinafre e refogue por 2 minutos. Tempere com sal e pimenta e despeje em um refratário médio Bata no liquidificador a ricota, o creme de leite, o leite, os ovos, o queijo, sal, pimenta e noz-moscada até homogeneizar. Despeje sobre o espinafre. Corte a massa para pastel em tiras de 2 cm e quadricule sobre a massa. Pincele com a gema e leve ao forno médio, preaquecido, por 30 minutos ou até a massa dourar e o creme firmar. Sirva em seguida.

Panqueca de espinafre recheada com ricota ao molho branco

imagem30-08-2021-13-08-10 Reprodução / Guia da Cozinha

Tempo: 1h30min
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

Recheio

Molho

Modo de preparo

Para a massa, bata todos os ingredientes no liquidificador. Em uma frigideira antiaderente média untada com óleo, em fogo médio, coloque uma concha pequena de massa e frite dos dois lados até firmar. Faça este procedimento com toda a massa e reserve.

Para o recheio, aqueça uma panela em fogo médio com o óleo e refogue a cebola e o alho por 2 minutos. Junte o espinafre e refogue até murchar, ficar macio e a água secar. Deixe esfriar, esprema com as mãos, se necessário, para retirar o excesso de líquido, pique e coloque em uma tigela. Misture a ricota, o creme de leite e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Distribua o recheio entre as massas, enrole como rocambole e arrume em um refratário grande.

Para o molho, bata no liquidificador o leite, a farinha e o caldo de galinha e reserve. Em uma panela, em fogo médio, derreta a manteiga e refogue a cebola até ficar macia. Junte o conteúdo do liquidificador e mexa até engrossar. Tempere com sal e noz-moscada, misture o creme de leite, espalhe sobre as panquecas, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos. Sirva em seguida.

Receitas: Guia da Cozinha

Fonte: DELAS.IG.COM.BR