Reprodução/freepik Ligue 180 cria canal exclusivo para atender denúncias de violência.
O Ministério das Mulheres vai oferecer um canal exclusivo na Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, destinado a vítimas de violência doméstica – durante a COP30, que será realizada entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém.
Como vai funcionar?
O suporte vai estar disponível em quatro idiomas: português, inglês, espanhol e Libras.
Segundo o governo, o canal funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana, de 3 a 30 de novembro, exclusivamente em Belém.
As denúncias registradas serão encaminhadas à Secretaria de Segurança Pública (SSP), responsável pela apuração, e à Secretaria da Mulher, encarregada do acolhimento às vítimas.
O Ministério Público (MP) fará o monitoramento do fluxo para garantir que todas demandas sejam solucionadas.
Como denunciar
O atendimento é gratuito e confidencial. As chamadas podem ser feitas por telefone, pelo do número 180, digitando a tecla 0; pelo do Whatsapp, pelo número (61) 9610-0180; ou pelo e-mail [email protected] .
As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pela vítima ou por terceiros.
Por meio do canal, mulheres poderão registrar denúncias de violência, buscar orientação sobre leis, bem como informações sobre onde encontrar serviços especializados da rede de atendimento, como o atendimento psicológico às vítimas.
Além disso, o suporte fornece informações sobre direitos e serviços disponíveis, como Casa da Mulher Brasileira, Delegacias de Atendimento à Mulher (DEAM), Centros de Referência, Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.
Em casos de emergência, a Polícia Militar deve ser acionada pelo 190 .
Fonte: DELAS.IG.COM.BR

