Reprodução/freepikAnvisa proíbe duas substâncias perigosas em esmaltes em gel
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quarta-feira (29) a proibição do uso de duas substâncias químicas em produtos de higiene pessoal, cosméticos e esmaltes em gel. O objetivo, segundo a agência, é proteger consumidores e profissionais de beleza dos riscos de câncer e de problemas reprodutivos.
As substâncias vetadas são o TPO (Trimetilbenzofenona Fosfina ou fosfato de trimetilbenzofenona) e o DMPT (Dimetil-p-toluidina). Elas são utilizadas principalmente em produtos que precisam ser expostos à luz ultravioleta (UV) ou LED, como esmaltes e unhas artificiais em gel.
O TPO atua como fotoiniciador, ajudando o gel a endurecer quando exposto à luz UV ou LED, enquanto o DMPT funciona como catalisador, acelerando o processo de cura das resinas. No entanto, ambos apresentam riscos à saúde: o TPO pode causar irritações na pele e olhos, além de ter potencial de mutações celulares em casos de exposição repetida, e o DMPT está associado a alergias e sensibilização cutânea.
Substâncias químicas como os monômeros e os fotoiniciadores podem causar alterações celulares. Esses compostos foram relacionados ao aumento do risco de câncer de pele, especialmente em áreas mais expostas à luz ultravioleta durante o processo de cura do gel, principalmente quando há exposição repetida e prolongada. Como, por exemplo, várias vezes por mês ao longo de vários anos.
De acordo com a Anvisa, estudos internacionais apontam que o DMPT é potencialmente cancerígeno, enquanto o TPO apresenta toxicidade reprodutiva e pode prejudicar a fertilidadedevido à sua capacidade de atuar como disruptor endócrino, ou seja, ele pode alterar o funcionamento normal dos hormônios do corpo.
A medida alinha o Brasil aos padrões de segurança da União Europeia, que recentemente também proibiu essas substâncias. A resolução determina regras imediatas para o mercado:
Como saber se o esmalte é seguro?
Geralmente, a melhor forma é verificar os rótulos dos produtos e buscar por marcas que seguem regulamentações de segurança. Nem todos os esmaltes em gel contêm essas substâncias nocivas; muitas marcas estão investindo em fórmulas mais seguras. Além disso, consultar profissionais especializados e ficar atenta a certificações e selos de qualidade também ajuda a minimizar os riscos.
Uma boa prática é visitar o site oficial da marca, onde geralmente eles disponibilizam informações detalhadas sobre a composição dos produtos e laudos de segurança. Também é possível entrar em contato diretamente com o suporte ao cliente da empresa.
Marcas como a Viziata Nails e a OPI oferecem esmaltes em gel seguros, sem TPO e DMPT. A Viziata Nails, disponível pela Planet Nails Brasil, garante que seus produtos não contêm essas substâncias. A OPI, por sua vez, também tem a linha Intelli-Gel, que oferece opções livres desses compostos.
Para as marcas mais populares e acessíveis, como Colorama, Risqué, Impala, Dailus e Anitta, o ideal é procurar por informações nos sites oficiais ou entrar em contato com o atendimento ao consumidor. Em muitos casos, as marcas disponibilizam listas de ingredientes e certificações que garantem a segurança para o uso com luz UV.
Fonte: DELAS.IG.COM.BR

