Reprodução/ PexelsAtividades como capinar ou cortar madeira podem elevar os níveis de testosterona em até 46,8%
Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Santa Barbara, descobriram que atividades físicas diárias, como capinar e cortar madeira, podem elevar os níveis de testosterona em até 46,8%. O estudo foi realizado com a comunidade indígena Tsimane, na Bolívia, conhecida por sua rotina de trabalho físico constante. As informações são do jornal Diário do Comércio.
A comunidade Tsimane é conhecida pela rotina ativa que inclui diversas tarefas físicas. Dessa forma, eles acabaram oferecendo uma perspectiva curiosa sobre como o envolvimento constante em esforços manuais impacta positivamente a saúde hormonal masculina.
A testosterona desempenha um papel fundamental no desenvolvimento muscular, na energia e no bem-estar geral dos homens. O estudo revelou que, além das atividades esportivas convencionais, tarefas do dia a dia que envolvem esforço físico também são eficazes no aumento dos níveis desse hormônio. Essa resposta do corpo está relacionada à adaptação biológica a desafios físicos constantes.
Assim, a profissão de roçador, que exige um trabalho constante com enxadas, pode ser especialmente benéfica para estimular a produção de testosterona nos homens.
Estilo de vida dos Tsimane
A rotina dos Tsimane exemplifica como um estilo de vida ativo, baseado em tarefas manuais, pode favorecer a saúde hormonal. As atividades praticadas diariamente não só ajudam a melhorar a condição física, mas também desempenham um papel importante na manutenção de níveis equilibrados de testosterona.
Os dados observados pela pesquisa sugerem que a cooperação em tarefas cotidianas pode potencializar ainda mais esse efeito hormonal, de forma similar ao que ocorre em situações competitivas.
Esse modo de acaba contrastando com a realidade urbana, cercada pelo sedentarismo e comodismo. As evidências ainda apontam que realizar atividades manuais, como jardinagem, carpintaria ou mesmo pequenos reparos, na rotina diária, pode auxiliar no aumento da testosterona. Além disso, a prática pode fortalecer músculos e o sistema cardiovascular.
Fonte: DELES.IG.COM.BR

