Reprodução/ FreepikHomem, espelho
Em um cenário marcado por debates cada vez mais frequentes sobre padrões de beleza e aceitação corporal, uma pesquisa da GQ Brasil revela que apenas 3% dos homens no país se consideram feios. O resultado aponta para um alto nível de autoconfiança masculina e sugere uma relação mais positiva dos brasileiros com a própria imagem, ao menos quando o assunto é aparência física.
A autoavaliação supreende
De acordo com a pesquisa, enquanto apenas 3% dos homens no Brasil se consideram feios, 47% se consideram bonitos e 44% avaliam sua aparência como mediana.
Os dados do estudo também consideraram como os homens avaliam outros elementos da própria imagem, como inteligência, questões psicológicas e estilo pessoal.
Ao serem perguntados sobre o homem brasileiro que mais admiram, 7% responderam “eu mesmo”. No que diz respeito à aparência, apenas 13% afirmaram já ter feito ou que aceitariam fazer uma cirurgia plástica, enquanto 9% disseram que já aplicaram ou aplicariam botox.
A pesquisa também abordou a saúde mental: 16% dos entrevistados fazem terapia, e 65% afirmaram que não teriam resistência em iniciar acompanhamento psicológico.
O levantamento também mostrou que 28% dos homens se acham mais inteligentes que a média, e cerca de 7% se enxergam inferiores neste quesito, o que representa que grande parte se vê na média (65%).
Quando se trata de aparência e vestuário, os participantes demonstram uma atenção significativa relacionada à imagem que querem transmitir. A autoestima, nesse contexto, se reflete diretamente na maneira como o homem brasileiro se veste: 69% procuram evitar um visual desleixado, 63% fogem do estilo considerado brega e 61% preferem não chamar a atenção.
Fonte: DELES.IG.COM.BR

