Sorry, we couldn't find any posts. Please try a different search.

Estudo diz que homens fazem menos trabalhos voluntários

Estudo diz que homens fazem menos trabalhos voluntários

Reprodução/ FreepikEstudo diz que homens fazem menos trabalhos voluntários

Um levantamento do American Institute for Boys and Men revela que os homens costumam a realizar menos trabalho voluntário do que as mulheres. Em 2023, apenas 27% deles se candidataram para algum tipo de serviço comunitário ao longo do ano, enquanto a porcentagem de mulheres foi de 32%. 

De acordo com o Instituto, a diferença persiste por todas as faixas etárias, empregos, status parental e de escolaridade, além disso, tem se mantido relativamente constante nas últimas duas décadas.

No âmbito comunitário a baixa participação masculina gera um certo desequilíbrio nas atividades. No programa Big Brothers Big Sisters, mais de 70% das crianças na fila de espera por mentores são meninos, devido à escassez de voluntários homens. 

Na área de esportes juvenis, tradicionalmente liderados por treinadores homens, a falta de profissionais também cresce. Outros padrões semelhantes aparecem em instituições sociais consideradas historicamente importantes, como os Escoteiros e a YMCA.

Esse cenário acaba se tornando preocupante, principalmente porque o voluntariado não beneficia apenas as instituições locais, mas também quem se dedica à atividade, oferecendo conexões sociais,  bem-estar emocional e uma melhora na saúde mental.

Como os homens têm passado mais tempo sozinhos e menos integrados às redes locais, o serviço voluntário pode ser uma boa opção de reconexão social.


Participação masculina em atividades voluntárias 

O levantamento usa como base a Pesquisa Populacional Atual (CPS) de 2023 que mostra que, quando participam, homens e mulheres costumam realizar atividades semelhantes, como arrecadação de fundos e distribuição de alimentos. 

Mas há diferenças: os homens atuam mais em treinamentos esportivos, enquanto as mulheres lideram em atividades de ensino e assistência alimentar. Em funções de mentoria, os índices ficam bem próximos, sendo 19% dos homens voluntários e 18% das mulheres.

As disparidades também aparecem nas organizações que cada grupo faz parte. Homens correspondem a 89% dos bombeiros voluntários e cerca de 75% dos treinadores de esportes juvenis. Já entre membros de programas de serviço remunerado, como AmeriCorps e Corpo da Paz, eles são minoria.

Quais os homens que mais se voluntariam?

Segundo o estudo, no geral, as menores taxas de participação de voluntários são entre homens mais jovens, sem filhos, desempregados e sem diploma de bacharelado.

Em relação às mulheres, a maior diferença ocorre na meia-idade. Esse é o período em que tanto homens quanto mulheres se engajam em atividades comunitárias com mais frequência, porém as mulheres ainda superam os homens.

Além disso, de acordo com os dados apresentados pelo American Institute For Boys and Men, homens que são pais se voluntariam mais do que homens sem filhos. A taxa entre esses dois grupos sobe de 24% para cerca de 33%. 

Os homens empregados e aposentados também se voluntariam mais do que os desempregados ou fora do mercado de trabalho.

E a escolaridade também aparece como um fator determinante para os interessados em se voluntariar. Os homens com diploma universitário têm mais do que o dobro da probabilidade de se voluntariarem em comparação com homens sem diploma.

Entretanto, apesar das grandes diferenças nas taxas de voluntariado entre homens com e sem formação universitária, ambos os grupos consideram essa atividade uma das mais prazerosas e significativas das quais participam.

Ações para engajar mais homens voluntários

Os pesquisadores do levantamento defendem que aumentar a participação masculina no voluntariado pode oferecer benefícios reais, tanto para o bem-estar emocional dos próprios homens quanto para o fortalecimento das comunidades.

Embora ainda seja necessário mais pesquisas para entender o que motiva os homens a se envolverem com essas atividades, algumas organizações de voluntariado apontam estratégias eficazes. 

Entre elas estão: o uso de mensagens mais voltadas ao público masculino, no qual destaca a responsabilidade, a mentoria e a necessidade de conhecimento especializado; oportunidades com objetivos concretos, como construir, ensinar, consertar e compartilhar habilidades; e ações que reforcem o sentimento de pertencimento. 

Além disso, um convite direto pode ser uma ótima forma de recrutar mentores do sexo masculino, pois muitos homens relatam não participar por simplesmente não terem sido convidados.

Fonte: DELES.IG.COM.BR

Flagrou? Manda pro Pimenta Virtual!

Se aconteceu em Pimenta Bueno ou região, basta enviar um áudio ou texto narrando os fatos junto com que
você registrou para nosso

WhatsApp (69) 98122-9699.

Pimenta Virtual apura e leva a informação à comunidade.
✉ Fotos, vídeos, denúncias e causas sociais são bem-vindos!

Ao enviar você autoriza o uso do material nos nossos canais.
Sua identidade ficará em total sigilo, protegida pela Lei de Fontes (CF/88, art. 5º, XIV).

Flagrou? Manda pro Pimenta Virtual!

Se aconteceu em Pimenta Bueno ou região, basta enviar um áudio ou texto narrando os fatos junto com que
você registrou para nosso WhatsApp (69) 98122-9699.

Pimenta Virtual apura e leva a informação à comunidade.
✉ Fotos, vídeos, denúncias e causas sociais são bem-vindos!

Ao enviar você autoriza o uso do material nos nossos canais.
Sua identidade ficará em total sigilo, protegida pela Lei de Fontes (CF/88, art. 5º, XIV).