Sinais felinos: o que os gatos querem nos dizer?

Sinais felinos: o que os gatos querem nos dizer?

Para o gato, se tem lugar, tem cama Pixabay Para o gato, se tem lugar, tem cama

Resumo

Os felinos possuem diversas maneiras de nos demonstrar o que querem, o que estão sentindo ou se estão adoecendo. Cada gato possui um temperamento único e se comporta de forma diferente, contudo certos sinais, assim como em qualquer outra espécie, são universais e basta sabê-los interpretar para que possamos compreender o que nossos tão amados bichanos têm a nos dizer. A médica veterinária Fabiana Di Giorgio nos ajuda a identificar alguns deles.

Miados constantes 

Qualquer miado em excesso deve ser investigado. Como eles não falam e não conseguem expressar se estão com algum tipo de dor ou desconforto físico ou mesmo um distúrbio comportamental, como estresse, tédio ou carência. Algo que pode ser resolvido com terapias comportamentais, assim como enriquecimento ambiental. 

Para casos físicos, a melhor opção será sempre consultar um médico veterinário para que se possa fazer um exame clínico e exames laboratoriais complementares (se necessário), visando fazer um check-up do pet.

Posicionamento corporal

Gatos Reprodução Gatos

Quando se fala em posicionamento corporal, podemos dizer que quando estão com a coluna curvada e a pelagem arrepiada, muitas vezes estão se posicionando para o ataque, pois estão se sentindo ameaçados. 

Cauda: a posição e o movimento da cauda do gato também diz muito sobre como ele está se sentindo. Em pé significa que ele está feliz, se tiver em pé e um pouco curvado, pode abusar dos carinhos porque o pet está muito amigável.

Orelhas:  quando posicionadas para trás, podem dizer que ele está atento ao que acontece ao redor. Orelhas na posição horizontal significam perigo, pois o gato está se preparando para o ataque.

Como saber se está desconfiado

Normalmente quando estão desconfiados eles costumam se esconder, porém em estado de alerta podem deixar as orelhas eretas, balançar a cauda de um lado para o outro e até mesmo chegarem a atacar e morder. Contudo, isso não necessariamente significa agressão, muitas vezes fazem isso para brincar com as pessoas.

Postura pode refletir os sentimentos

A postura dos gatos muitas vezes pode demonstrar suas intenções e sentimentos. Quando querem brincar, por exemplo, muitas vezes podem curvar a coluna e andarem de lado, simulando uma espécie de “dança” ou até mesmo se jogarem no chão e virarem de barriga para cima demonstrando uma sensação de confiança e bem-estar. Contudo, isso não pode ser levado à risca, pois muitas vezes, ao se virarem de barriga para cima, isso pode significar que estão se rendendo em uma situação de luta.

Você viu?

Ronronar dos gatos

ronronar Unsplash ronronar

Ronronar significa sensação de bem-estar, seu gato está confiante e extremamente confortável!

Gatos podem marcar território assim como os cães

A demarcação territorial normalmente acontece com gatos machos que não são castrados, mas isso não é uma regra. Normalmente quando começam a urinar em locais inapropriados não devemos descartar a possibilidade de algum problema físico e, para isso, precisamos realizar exame clínico e complementares. Estando tudo normal, podemos fechar o diagnóstico de demarcação territorial.

Se eu me esfrego é porque te amo

Gatos e seus sinais shutterstock Gatos e seus sinais

Quando os gatos se esfregam nas pernas das pessoas, não estão somente se encostando, mas sim deixando seus “feromônios” por onde se esfregam. Isso significa: “Gosto de você e vou deixar meu cheirinho com você”.

Olhos nos olhos

Gatos Unsplash/Erick Jan Gatos

Os gatos adoram “encarar”, mas isso não necessariamente deve ser interpretado com algo ameaçador. Quando se trata de ameaça, não é somente o olhar que demonstra, mas outros sinais corporais associados. Quando seu gato está te encarando fixamente ele pode estar demonstrando admiração por você.

Um presentinho para você, tutor

Gatos são caçadores por natureza Pixabay Gatos são caçadores por natureza

Os gatos são animais carnívoros e, quando estão na natureza, se alimentam de pequenas presas, como pássaros, ratos, pequenos insetos. Caçar para eles é natural, por isso, quando caçam e levam a presa para dentro de casa, isso deve ser encarado como se eles estivessem levando uma espécie de “presente” ou até mesmo um troféu.

Bonus: o amor felino por caixas de papelão

Gatos e seu amor por caixas Pixabay Gatos e seu amor por caixas

O amor dos gatos por caixas de papelão continua sendo um mistério até mesmo para ciência, mas também quem explicará o amor, não é mesmo?

Fonte: CANALDOPET.IG.COM.BR