Reprodução Instagram @anaeligenaf @humbertoesmelloElefante Jamba
Os funcionários e frequentadores do Jardim Zoológico de Belo Horizonte estão de luto. Isso porque um dos animais mais antigos do ZOO, o elefante macho Jamba, que vivia lá desde 1998, morreu nesta quinta-feira (26).
O mamífero tinha 29 anos de idade. Segundo a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB), ele estava com dificuldades para se locomover em virtude do agravamento de um processo inflamatório no membro anterior direito.
A condição pirou nas últimas três semanas, mesmo com Jamba passando por um rigoroso acompanhamento veterinário. Alguns dos profissionais que cuidavam dele faziam parte da Escola de Veterinária da UFMG e do Zoológico do Oregon (EUA).
Qual foi a causa da morte?
O motivo do óbito ainda não foi esclarecido pelo ZOO. Conforme informações da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, o corpo do elefante passará por uma necropsia. A avaliação ocorrerá no Museu de História Natural da PUC Minas.
Repercussão
Um dos membros mais antigos do Jardim Zoológico de Belo Horizonte, Jamba reuniu vários admiradores. Biólogos, veterinários e frequentadores lamentaram a morte do mamífero em plataformas de interação virtual como o Instagram.
“Literalmente chorei. Tenho muito apego aos animais do Zoológico de Belo Horizonte, porque marcaram a minha vida”, escreveu uma internauta. “Nunca imaginei que um dia faria um post emocionada por conta da morte de um elefante”, acrescentou uma segunda.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Ana Elisa (@anaeligenaf)
Fonte: CANALDOPET.IG.COM.BR