Reprodução Instagram @tudo_e_geografiaCinco baleias-beluga ficaram encalhadas
Cinco baleias-beluga ficaram encalhadas na costa da península de Kamchatka, na Rússia, após uma forte maré que as arrastou para a faixa de areia. Segundo informações da página Tudo é Geografia, o caso ocorreu em uma área remota da região, que já é conhecida pela presença frequente desses mamíferos marinhos nesta época do ano.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por iG (@portal_ig)
Estes animais, famosos por seu comportamento social e vocalizações distintas, ficaram presos fora da água. Quando isso acontece, eles acabam ficando expostos a vários danos, causados tanto pela desidratação quanto pelo colapso em virtude do próprio peso corporal na areia.
O episódio despertou preocupação entre os moradores locais, bem como turistas que estavam na região. Alguns deles gravaram vídeos, que repercutiram em plataformas de interação virtual, como Facebook e Intagram, redes sociais de Mark Zuckerberg.
“Fiquei preocupada com o estado de saúde delas e se conseguiriam sobreviver”, apontou uma internauta. “Não sabia da existência de baleias brancas”acrescentou uma segunda. “Esse tipo de situação está cada vez mais recorrente”, observou ainda uma terceira.
O que aconteceu?
A história, felizmente, esteve longe de ter um desfecho trágico. Isso porque, ainda que tenham ficado encalhadas temporariamente, as baleias conseguiram retornar ao habitat natural conforme a maré retornou.
Durante o tempo em que não conseguiram voltar para a água, foram auxiliadas pela comunidade local. “Pescadores locais correram para ajudar, mantendo-os seguros e frescos por horas. Quando a maré voltou, os cinco nadaram de volta ao oceano”, informou a página Tudo é Geografia.
Curiosidades
Com nome científico Delphinapterus leucas, esta espécie tem apenas um orifício respiratório e não mastiga nenhum tipo de alimento, mesmo tendo uma arcada dentária. Para se alimentar, ela apenas engole as presas. Os filhotes costumam ser amamentados pelas mães até os dois anos de idade.
Fonte: CANALDOPET.IG.COM.BR