Reprodução/InstagramCachorros sorriem? Entenda o que dizem os especialistas
Nas redes sociais, é comum encontrar vídeos de cachorros com expressões que mais parecem sorrisos humanos. Um desses clipes, publicado recentemente, mostra um cão com o que muitos interpretaram como um largo sorriso. Mas afinal, será que os cachorros realmente sorriem?
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por iG (@portal_ig)
O adestrador Fernando Lopez explica que, embora o sorriso como conhecemos seja típico dos humanos, os cães apresentam uma série de expressões faciais e corporais que indicam alegria. Segundo ele, esse tipo de reação pode acontecer especialmente em momentos de grande excitação, como na hora do passeio.
A relação entre tutor e pet é uma peça-chave nessa dinâmica. De acordo com Lopez, os cães são observadores atentos e aprendem com os humanos, quase como se imitassem o comportamento dos donos.
Para além da expressão facial, o corpo fala — e muito. Abanar o rabo, pular, rebolar e até bocejar são formas de comunicar alegria. Ele cita, inclusive, que raças como o golden retriever têm maior propensão a “sorrir” dessa forma: abaixando a cabeça e levantando os dentes de maneira amistosa.
Porém, ele faz um alerta importante. Nem todo dente à mostra significa contentamento. Há situações em que o cachorro ergue os lábios em um contexto de estresse ou agressividade. Por isso, é fundamental observar o conjunto do comportamento e o ambiente.
No caso do viral do cão, acredita-se que ele estava, sim, em um momento prazeroso, mas que a suposta “risada” pode ser resultado da observação e imitação do comportamento humano.
Fonte: CANALDOPET.IG.COM.BR