Reprodução/@#dwstoriesDrones com latidos são usados para afastar ursos de vilarejos
Uma estratégia inusitada tem sido usada para lidar com a crescente presença de ursos: drones equipados com megafones e sons de latidos de cães.
Os aparelhos também emitem ruídos de fogos de artifício, tudo para afastar os animais que têm se aproximado de vilarejos e áreas rurais no Japão.
No Japão, moradores e autoridades estão recorrendo a uma estratégia inusitada para lidar com a crescente presença de ursos: drones equipados com megafones e sons de latidos de cães.
#dwstories pic.twitter.com/VZC4iEMJTa
— iG (@iG) November 21, 2025
Com o uso de megafones, sons de fogos de artifício e até ruídos que imitam latidos, os aparelhos atuam para afastar possíveis ameaças.
O aumento dos ataques preocupa tanto os japoneses quanto os turistas. Desde abril de 2024, 13 pessoas foram mortas e mais de 220 ficaram feridas, segundo a emissora NHK.
Especialistas apontam que as mudanças climáticas e a escassez de alimentos nas florestas estão forçando os ursos a se aproximarem das áreas habitadas.
Alguns governos, como os dos Estados Unidos, China e Reino Unido, já emitiram alertas de viagem para as regiões afetadas. Apesar disso, a maioria dos ataques ocorre em áreas remotas, onde os visitantes raramente se aventuram.
As autoridades reforçam que é fundamental não deixar lixo espalhado, medida simples que ajuda a reduzir os encontros com os animais.
*Com informações da DW
Fonte: CANALDOPET.IG.COM.BR

