Divulgação/Corpo de Bombeiros da PMESPCachorro caramelo passou quatro dias preso em pedreira de difícil acesso
Um cachorro foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros após permanecer cerca de quatro dias preso em um degrau na encosta do Pico da Pedreira, no bairro Marmeleiro, em São Roque (SP).
Um cachorro foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros após permanecer cerca de quatro dias preso em um degrau na encosta do Pico da Pedreira, no bairro Marmeleiro, em São Roque (SP).
📹Reprodução/15grupamentobombeirossp #iG #Resgate #Cachorro #doguinho #pet #Bombeiros #Salvamento pic.twitter.com/7z6w6G1Nvi
— iG (@iG) February 14, 2026
O animal estava em um platô a aproximadamente 15 metros abaixo do ponto de acesso seguro, sem conseguir sair sozinho e com risco de queda de cerca de 100 metros.
A operação foi realizada na manhã de quinta-feira (12) por equipes do 15º Grupamento de Bombeiros, que utilizaram técnicas de salvamento em altura para retirar o cachorro do local.
Divulgação/SSP-SPBombeiros utilizam rapel e técnica de vantagem mecânica para resgatar cão preso em pedreira de São Roque (SP)
Local de difícil acesso
Segundo a corporação, o cão havia sofrido uma queda e permaneceu na parte alta da encosta, sem possibilidade de retorno sozinho.
Ao chegarem ao local, também conhecido como Pedreira do Marmeleiro, os bombeiros fizeram o reconhecimento da área a partir do topo da pedreira e confirmaram que o animal estava isolado em um ponto intermediário da encosta, abaixo da área considerada segura para circulação.
Operação com técnica de rapel
Para alcançar o cachorro, a equipe montou um sistema de rapel com ancoragens seguras, seguindo protocolos de salvamento em altura. Um dos bombeiros realizou a descida controlada até o platô, onde o animal foi imobilizado.
Em seguida, foi feita a retirada por meio de técnica de vantagem mecânica, permitindo o içamento do cão juntamente com o bombeiro até o ponto seguro.
O resgate foi concluído sem registro de ferimentos, e o animal saiu ileso.
Fonte: CANALDOPET.IG.COM.BR

