Com decreto de isolamento restritivo, Corpus Christi é celebrado sem procissões nas ruas de Porto Velho | Rondônia | G1

Com decreto de isolamento restritivo, Corpus Christi é celebrado sem procissões nas ruas de Porto Velho

A celebração católica do Corpus Christi em Porto Velho neste ano foi alterada por causa da pandemia do novo coronavírus e o decreto estadual de isolamento restritivo que limita a circulação pelas ruas.

Com isso, os tradicionais tapetes da celebração não enfeitam as ruas. As marcações no asfalto normalmente indicam o trajeto de procissões, que também não podem ocorrer por conta da Covid-19.

A opção encontrada por várias paróquias da capital é a transmissão de missas pelas redes sociais e realização de procissões nos pátios das igrejas.

1 de 1 Missas estão sendo realizadas em transmissões online — Foto: Reprodução

Missas estão sendo realizadas em transmissões online — Foto: Reprodução

Uma nota da Arquidiocese de Porto Velho informa que apenas seis pessoas podem estar na igreja para a transmissão do serviço, incluindo o padre.

O Arcebispo Dom Roque Paloschi explica que há muitas maneiras de celebrar. No Brasil, de modo especial se caracterizou pelos enfeites das ruas, confecção dos tapetes e a manifestação através da arte da eucaristia.

"Este ano diante da pandemia do coronavírus em Porto Velho não estamos celebrando a procissão da ruas. Temos que seguir as orientações das autoridades sanitárias e a Igreja precisa dar o exemplo. Muitas famílias estão enfeitando a frente da casa com o sinal da eucaristia. Ao celebrar a eucaristia nós também fazemos esse compromisso e ser uma pessoa eucarística, que gera comunhão, constrói pontes de proximidade, solidariedade e compaixão".

Em uma paróquia da zona oeste, está programada uma pequena procissão no pátio da igreja e depois a bênção do santíssimo sacramento, conforme o religioso.

"Não fizemos tapetes porque o tempo que a gente está vivendo não permite isso porque para fazer tapete tem que reunir gente, aglomerar pessoas e nós sabemos da nossa responsabilidade e não podemos fazer isso", disse ao G1 o padre Marcelo, da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

O dia de Corpus Christi acontece 60 dias depois da Páscoa e marca a celebração da eucaristia, que é um dos sacramentos católicos.

"Sabemos dos limites e dificuldades, mas Deus vai nos conduzindo e esse é o melhor caminho hoje: ficar no isolamento, evitar propagação. Eucaristia é ação de graças, mas também sacrifício", comenta Dom Roque.

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail. Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Fonte: g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2020/06/11/com-decreto-de-isolamento-restritivo-corpus-christi-e-celebrado-sem-procissoes-nas-ruas-de-porto-velho.ghtml

Flagrou? Manda pro Pimenta Virtual!

Se aconteceu em Pimenta Bueno ou região, basta enviar um áudio ou texto narrando os fatos junto com que
você registrou para nosso

WhatsApp (69) 98122-9699.

Pimenta Virtual apura e leva a informação à comunidade.
✉ Fotos, vídeos, denúncias e causas sociais são bem-vindos!

Ao enviar você autoriza o uso do material nos nossos canais.
Sua identidade ficará em total sigilo, protegida pela Lei de Fontes (CF/88, art. 5º, XIV).

Flagrou? Manda pro Pimenta Virtual!

Se aconteceu em Pimenta Bueno ou região, basta enviar um áudio ou texto narrando os fatos junto com que
você registrou para nosso WhatsApp (69) 98122-9699.

Pimenta Virtual apura e leva a informação à comunidade.
✉ Fotos, vídeos, denúncias e causas sociais são bem-vindos!

Ao enviar você autoriza o uso do material nos nossos canais.
Sua identidade ficará em total sigilo, protegida pela Lei de Fontes (CF/88, art. 5º, XIV).