Com investimentos tecnológicos cada vez maiores, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia tem oferecido facilidades aos usuários com serviços digitais.
Fazem parte dos principais avanços da Diretoria Técnica de Veículos – DTV a implantação do Sistema de Placas Mercosul; implantação do Comunicado de Venda de Veículo por meio dos Cartórios; Sistema de Vistoria Eletrônica, e a Concessão de placa de acordo com o mês de faturamento da Nota Fiscal de revenda dos veículos do Estado de Rondônia.
O diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida enfatiza que o órgão tem feito investimentos em tecnologia para levar facilidade ao usuário da Autarquia.
PLACA MERCOSUL
Os países do Mercosul decidiram em 2014 a adoção da Placa Padrão Mercosul. No Brasil, as mudanças no emplacamento dos veículos começaram a partir de 31 de janeiro de 2020. O Detran implantou o novo sistema tecnológico desde o dia 2 de dezembro de 2019.
A placa Mercosul dificulta uma possível adulteração, com a substituição do antigo lacre por um código de barras dinâmico do tipo Quick Response Code – QR Code, que ajuda na identificação dos dados do veículo, pelo aplicativo gratuito Vio.
Detran fez a adoção da Placa Padrão Mercosul, a partir do dia 2 de dezembro de 2019
MANUAL
O documento, elaborado pela pela DTV em parceria com as Coordenadorias do Renavan e de Vistoria, implantado em 2019, objetiva unificar os processos e procedimentos de registro de veículos em todas as unidades do Detran.
A versão inova ao trazer as normas de procedimento, específicas para cada serviço, de forma individualizada, dispondo das normas gerais e complementares.
“Houve a preocupação em orientar os servidores quanto à execução dos serviços no sistema DetranNet. O modelo proposto foi idealizado para facilitar o manuseio e a localização da norma pelo servidor, melhorando o atendimento ao publico”, disse o diretor da DTV, Tiago Costa.
ATPV-e
A Autarquia também implantou o sistema de Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Digital – ATPV-e, em que o vendedor poderá realizar o serviço de forma digital sem necessidade de comparecer à uma unidade de atendimento para requisitar o formulário físico, acessando o https
Fonte: RONDONIAOVIVO.COM