Documento enviado a todas as prefeituras do Estado informa problemas na compra do material
O que já estava lento agora vai ficar quase parando. A emissão de carteiras de identidade sofrerá redução nos próximos dias devido à falta de cédulas para impressão de RGs pela Polícia Civil. Em ofício enviado a todas as prefeituras do Estado nesta quinta-feira, 15 de julho, o Governo do Estado informa que dificuldades na compra dos formulários (espelhos) utilizados para confecção do documento de identificação é necessária a redução de 40% nos atendimentos.
Assinado pelo perito papiloscopista diretor do Instituto de Identificação Civil e Criminal da Polícia Civil do Estado de Rondônia, Alexsandro dos Santos de Queiróz, o ofício informa que o instituto está “com um processo em tramitação de compra de Espelhos para Confecção de RGs desde março de 2022”, mas que a compra sofreu “alguns atrasos”. Isso, segundo o diretor, comprometeu todos os prazos estipulados pelo órgão na distribuição de formulários e este atraso motivou diminuição importante do estoque de cédulas “devido à crescente demanda de emissão de Carteiras de Identidade, tanto nos atendimentos nos Postos de Identificação como nas Operações Documentos”.
Em Vilhena é necessário realizar agendamento pelo site da Prefeitura de Vilhena para receber o atendimento presencial de início do processo de solicitação do RG. Há somente 80 vagas semanais na Secretaria Municipal de Assistência Social, porém o governo do Estado no ofício desta sexta-feira solicitou que “até a não regularização da falta de espelhos, os atendimentos sejam diminuídos em até 40%, para que os mesmos, não sejam prejudicados totalmente”. Isso significa que deverão haver somente 48 atendimentos semanais. Contudo, a estimativa é de que haja milhares de pessoas aguardando o documento no município.
O Governo informou ainda que os documentos que já foram cadastrados e estão no Núcleo de Organização e Controle do instituto continuarão continuarão sendo processados de forma normal para finalização e caso a situação seja revertida em breve, os atendimentos retornarão a sua normalidade.
A primeira via é gratuita mas a segunda via por motivo de perda ou extravio custa R$ 153,72. O agendamento online em Vilhena está disponível somente nas sextas-feiras, a partir das 7h, através do link www.bit.ly/reservasemas. Os documentos necessários para cada documento podem ser consultados no link: www.tudoaqui.ro.gov.br/orgao/iicc-instituto-de-identificacao-civil-e-criminal/
Fonte: Folha do Sul
Autor: Da Redação