Como fazer a destinação correta de resíduos na cidade e região metropolitana que são portas para a Floresta Amazônica e Rio Madeira? Como resguardar solo, rios e ar?
Porto Velho também é a única cidade do Norte do país que conta com um ecoparque.
Trata-se de um complexo projeto de infraestrutura que abrange certificações ambientais; uma série de tecnologias para garantir a proteção do meio ambiente; e valorização dos resíduos sólidos urbanos fomentando a economia circular e reduzindo a emissão de gases de efeito estufa.
Com a destinação ambientalmente correta, esses resíduos passam a ser separados de forma mecanizada com reaproveitamento da matéria-prima que tem potencial para reciclagem.
O rejeito- material que não pode ser reutilizado – é descartado em cápsulas protetoras, sem risco de contaminação para o solo e o lençol freático, que ainda permitem a extração do gás metano, transformando-o em energia e gás renovável.
O ecoparque também gera créditos de carbono e utiliza os mais eficientes processos de tratamento do chorume (líquido oriundo da decomposição natural dos resíduos) que, ao final, é transformado em água de reuso.
Sugestão de Pauta Direito ao esquecimento Reportar Erro Participe de nossa enquete
O Rondoniaovivo quer saber, você costumar assistir TV e usar o celular ao mesmo tempo?
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!
tags
Fonte: RONDONIAOVIVO.COM