SP: Entenda o que significa a queda em mortes por semana

São Paulo observou queda no número semanal de mortes, o que não significa que a pandemia esteja controlada

Rogerio Santana São Paulo observou queda no número semanal de mortes, o que não significa que a pandemia esteja controlada

A Secretaria da Saúde e o Centro de Contingência da Covid-19 de São Paulo informaram que houve queda de 144 mortes da semana que acabou em relação à semana anterior. No entanto, esse decréscimo não significa que a pandemia esteja em controle.  Na última terça-feira (23), o estado observou recorde de mortes, com 434 registros em 24 horas , e na sexta-feira (26), o estado registrou recorde de contágios, com 9.921 novas infecções .

“A gente tem nessa semana 26 uma redução de 144 óbitos em relação a semana 25. Isso traz como resultado o menor aumento percentual em toda a série histórica, de 14% de aumento. O número geral do Estado aponta para essa redução”, afirmou João Gabbardo, secretário executivo da saúde.

A queda observada no número acumulado por semana também pode ser reflexo do período em que grande parte das atividades comerciais estavam restritas, uma vez que os registros resultam de uma transmissão do vírus que ocorreu há cerca de um mês, como já reforçou o próprio coordenador de controle de doenças da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, Paulo Menezes.

De acordo com a secretaria, o número de casos e óbitos no estado está dentro do expectro projetado pelo centro de controle, que prevê até 18 mil mortes até o final deste mês.

O coordenador do centro de contingência da Covid-19, Carlos Carvalho, reforçou a necessidade de dar continuidade às medidas de distanciamento social e utilização das máscaras.

“Não existe nenhum medicamente até o momento que se mostrou efetivo na prevenção do desenvolvimento dessa virose, mas existem medidas que são extremamente úteis e se mostraram eficazes: o distanciamento social, manutenção de 2 m de distância, e principalmente o uso de barreiras mecânicas, como essa máscara que estou usando. Então o uso da máscara é fundamental”, concluiu.

Fonte: SAUDE.IG.COM.BR