Datafolha: 89% dos brasileiros querem se vacinar contra Covid-19

Pesquisa aponta ainda que 46% dos entrevistados acreditam que vacina estará pronta no 1º semestre de 2021

Jefferson Peixoto/Secom Pesquisa aponta ainda que 46% dos entrevistados acreditam que vacina estará pronta no 1º semestre de 2021

Uma pesquisa feita pelo Datafolha aponta que a maioria dos brasileiros pretende se vacinar contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2) assim que a vacina for disponibilizada. Publicada pela “Folha de S. Paulo”, a pesquisa mostra que 89% dos entrevistados pretendem se vacinar. Ao todo, 9% responderam que não e 3% disseram não saber.

Além de perguntar “quando sair a vacina contra a Covid-19, você pretende se vacinar?”, o Datafolha também perguntou “a vacina estará pronta em quanto tempo?”. A essa pergunta, 46% dos entrevistados disseram 1º semestre de 2021, 22% disseram fim de 2021, 25% disseram que neste ano, 5% disseram não saber e 0% respondeu que não vai ter vacina.

A pesquisa foi feita entre os dias 11 e 12 de agosto e ouviu 2.065 brasileiros adultos que possuem telefone celular em todas as regiões e estados do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Brasil ultrapassa 107 mil mortes

No sábado, o Brasil ultrapassou 107 mil vidas perdidas para o novo coronavírus.  Nas últimas 24 horas, foram registradas 726 mortes em decorrência da Covid-19, elevando para 107.297 o número total de óbitos. Com mais 38.937 casos nas últimas 24 horas, o país tem 3.317.832 de infectados.

O país apresentou uma média móvel nos últimos 7 dias de 965 óbitos. Assim, o Brasil segue com tendência de estabilidade nas mortes. A “média móvel de 7 dias” faz uma média entre o número de mortes do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda.

O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o “ruído” causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.

As informações são do boletim das 20h do consórcio de veículos de imprensa, formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, que reúne informações das secretarias estaduais de Saúde. A iniciativa dos veículos da mídia foi criada a partir de inconsistências nos dados apresentados pelo Ministério da Saúde.

Fonte: SAUDE.IG.COM.BR