Eleições na pandemia: conheça os cuidados na hora de votar

Urna eletrônica

Reprodução/A cidade ON Conheça os protocolos de saúde para o dia da votação

Pensando na redução do risco de contágio da Covid-19 no dia das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral elaborou um protocolo com orientações importantes de cuidados e segurança sanitária. O material está disponível no site do TSE.

Além das recomendações comuns em todos os estabelecimentos, como uso de máscara e higienização frequente das mãos com álcool gel ou água e sabão, o órgão sugere que cada eleitor leve a própria caneta para assinadura do livro. Além disso, as pessoas devem evitar comparecer ao local de votação com um acompanhante, para reduzir aglomerações e filas.

Nas zonas eleitorais, haverá a norma de distanciamento físico de pelo menos um metro entre as pessoas, com fiscais encarregados da fiscalização. Comer e beber dentro dos locais de votação também está proibido, como forma de garantir o uso de máscara durante todo o processo.

O período de votação contará com uma hora a mais este ano, com diferença de período para os eleitores com mais de 60 anos – e consequentemente inseridos no grupo de risco para a doença. Nesse caso, a votação deve ocorrer ntre as 7h e 10h da manhã.

Fonte: SAUDE.IG.COM.BR