Especialista explica se aumento de crianças internadas tem ligação com a variante mais transmissível da Covid-19

imagem12-03-2021-20-03-15

A pandemia do novo coronavírus assola a humanidade há mais de um ano. Infelizmente, a segunda onda da doença tem provocado um grande caos em muitos estados que já se encontram sem leitos de UTI para os pacientes graves que foram infectados com o vírus. O estado de Manaus passou por uma situação crítica no mês de dezembro do ano passado e acabou sendo descoberta uma nova variante da enfermidade que recebeu o nome de P.1.

Ao que tudo indica essa variante do vírus aparenta ser mais transmissível. A pergunta que muitas pessoas tem feito é: será que a variante pode afetar as crianças com mais facilidade, já que elas não eram alvos tão frequentes da doença até então?

De acordo com estudos realizados pela USP – Universidade de São Paulo juntamente com a University de Oxford e a Imperial College London, essa nova linhagem do vírus provavelmente é mais transmissível do que as outras e pode ter a capacidade de escapar da imunidade que foi adquirida, levando aos casos de reinfecção da doença.

“Nós descobrimos que a variante P.1 tem diferenças notáveis em comparação com as cepas que circulavam anteriormente em Manaus. Estimamos um aumento de 1,4 a 2,2 vezes na transmissibilidade e uma capacidade de escapar entre 25 e 61% da imunidade natural gerada pela infecção com cepas anteriores”, afirmou o médico Doutor Thomas Mellan, do Imperial College London.

O que tem acontecido no país é que o número de pessoas internadas por causa do novo coronavírus tem aumentado em todas as faixas de idade, inclusive nos pequenos. O especialista acredita que a doença não está acometendo mais as crianças de forma desproporcional. O médico acha que o atual quadro de mais crianças infectadas se deve a flexibilização e retomada das aulas presenciais em muitos locais.

O especialista ainda frisou sobre mais vírus respiratórios circulando, entre eles a bronquiolite, porém não acredita que em relação a Covid esteja havendo uma mudança importante.

Continue Lendo Comunicar Erro

Fonte: I7NEWS.COM.BR