Reino Unido garante 60 milhões de vacinas da Pfizer para aplicar 3ª dose

Reino Unido garante 60 milhões de vacinas da Pfizer para aplicar 3ª dose

Segundo o governo, o objetivo é garantir que os adultos em maior risco no Reino Unido estejam totalmente protegidos contra um potencial avanço do coronavírus Foto: Futura Press Segundo o governo, o objetivo é garantir que os adultos em maior risco no Reino Unido estejam totalmente protegidos contra um potencial avanço do coronavírus

O governo do Reino Unido garantiu um acordo de compra de 60 milhões de doses extras da vacina produzida pela Pfizer e pela BioNTech para fazer parte de um programa de reforço com o objetivo de proteger contra a Covid-19 as pessoas mais vulneráveis, ​antes da chegada do inverno ao país.

Cientistas do Comitê Conjunto de Vacinação e Imunização estão decidindo quais grupos de pessoas devem receber a dose de reforço ainda este ano, após terem recebido as duas primeiras injeções.

Segundo o governo, o objetivo é garantir que os adultos em maior risco no Reino Unido estejam totalmente protegidos contra um potencial avanço do coronavírus à medida que o tempo esfria. Uma alta nos casos aumenta a probabilidade de o vírus sofrer mutação e formar uma nova variante que pode ser parcialmente resistente às vacinas.

“Nosso programa de vacinação está trazendo de volta nossa liberdade, mas o maior risco para esse progresso é o risco representado por uma nova variante”, disse o secretário de Saúde Matt Hancock em um comunicado por e-mail.

“Estamos trabalhando em nossos planos de doses de reforço, que são a melhor maneira de nos manter seguros e livres enquanto controlamos esta doença em todo o mundo”, acrescentou.

Doses adicionais

As vacinas adicionais da Pfizer serão usadas junto com outros imunizantes contra a Covid-19 aprovados para o programa de reforço, que começará no outono no país.

Você viu?

O número total de doses da Pfizer/BioNTech garantidas pelo Reino Unido chega a 100 milhões. O governo também comprou 100 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca e 17 milhões de doses da Moderna, que estão sendo aplicadas em todo o país.

A Grã-Bretanha tem pedidos de cinco outras vacinas que ainda não foram aprovadas pelo regulador do Reino Unido — elevando o número total de doses potencialmente disponíveis para 517 milhões. O Departamento de Saúde e Assistência Social disse que publicaria mais detalhes sobre o programa de reforço “no devido tempo”.

Mais de um em cada quatro adultos já foi totalmente vacinado contra a Covid-19 no Reino Unido.


Vacinação no Brasil

No Brasil, 14,29% da população recebeu uma dose de vacina contra a Covid-19. A segunda dose, por sua vez, foi aplicada em 6,61% da população nacional até terça-feira.

Atualmente, duas vacinas são usadas na imunização contra a doença no país: a de Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fiocruz, e CoronaVac, da Sinovac, produzida pelo Instituto Butantan.

Essa semana, a falta de imunizantes fez com que algumas cidades suspendessem a aplicação da segunda dose.

Fonte: SAUDE.IG.COM.BR