Estresse extremo: comuns, mas sutis, esses são os 5 sinais da doença que muitos ignoram

Estresse extremo: comuns, mas sutis, esses são os 5 sinais da doença que muitos ignoram

Você sabe o que é estresse? Provavelmente, a maioria das pessoas usa essa palavra sempre que tem um cansaço estremo e irritabilidade, sendo essa a definição da condição para muita gente. A verdade é que o estresse pode sim ser ocasionado pelas preocupações diárias, cobranças excessivas no trabalho, trânsito intenso, falta de tempo para o lazer e até outras situações como no caso de uma doença na família.

O fato é que as situações estressantes podem ocorrer a qualquer momento. No entanto, é preciso ressaltar que o estresse somente vai aparecer quando essas situações são demasiadas ou se não se consegue resolvê-las, pois vai causar no organismo tensão e uma sensação de precisar ficar alerta constantemente.

O estresse vai ativar no cérebro a liberação de hormônios como cortisol e adrenalina, que levam o indivíduo a ficar em estado de alerta, provocando manifestações físicas como batimentos cardíacos acelerados, dificuldade de respirar, irritação, tremores, suor frio e sensação de dor no peito. É preciso buscar ajuda para que a condição não piore e evolua para doenças como hipertensão, úlcera gástrica e depressão.

Existem alguns sintomas de estresse que são mais sutis e, a maioria das pessoas podem ignorar o problema por não reconhecê-los. Veja abaixo alguns deles e, caso se enquadre nos sintomas, procure ajuda médica, pois somente o profissional de saúde vai poder fazer o diagnóstico correto e prescrever o tratamento certo.

Acne

Algumas pesquisas já descobriram que altos níveis de estresse também tem relação com a elevação da gravidade da acne.

Dor de cabeça

A dor de cabeça é um sintoma comum que pode estar associado a vários tipos de doença. Muita gente não sabe, mas o estresse também é um gatilho para esse tipo de incômodo.

Dor crônica

Algumas pesquisas descobriram que a dor crônica pode ter ligação com nível de estresse elevado, assim com os níveis de cortisol aumentados.

Está sempre doente

Tem pessoas que estão sempre com problemas relacionados a saúde. O estresse pode afetar o sistema imune da pessoa deixando mais suscetíveis a contrair infecções.

Problema digestivo

O estresse também pode ter ligação com problemas relacionados ao trato digestivo do indivíduo. Entre eles estão a diarreia e a prisão de ventre.

Continue Lendo Comunicar Erro

Fonte: I7NEWS.COM.BR