Câncer de ovário: sintomas, diagnóstico e detalhes do tumor que acometeu Eva Wilma; 3º mais letal nas mulheres

Câncer de ovário: sintomas, diagnóstico e detalhes do tumor que acometeu Eva Wilma; 3º mais letal nas mulheres

A atriz Eva Wilma, de 87 anos, foi diagnosticada com câncer de ovário. O boletim médico informando a enfermidade foi divulgado neste sábado, 8 de maio. O câncer de ovário é conhecido pelos médicos como uma doença silenciosa. A famosa está internada no hospital desde o dia 15 do mês de abril e está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Albert Einstein, que fica na Zona Sul de São Paulo.

Eva Wilma deu entrada na unidade para tratar de problemas renais e cardíacos. A atriz está com uma boa evolução, continua consciente e respirando espontaneamente. O tratamento contra o câncer de ovário começou nesta semana, conforme informa o boletim médico.

Câncer no ovário

O câncer no ovário é chamado pelos profissionais de saúde de tumor silencioso, pois os sintomas costumam surgir quando a enfermidade já está instalada. Inclusive, os sintomas podem ser confundidos com outras doenças. Vale ressaltar que esse tumor ginecológico é o terceiro que mais atingem as mulheres. Ele perde apenas para o câncer de mama e o de colo do útero.

A ciência não sabe determinar a real origem da enfermidade, porém alguns fatores de risco podem elevar as chances do desenvolvimento, como a obesidade, idade acima de 50 anos, sobrepeso e histórico familiar de câncer de mama e ovário. Não existe um exame preventivo específico. Por isso, os médicos recomendam que as mulheres façam visitas anuais ao ginecologista. A doença é considerada pelos especialistas a mais letal dos tumores ginecológicos.

Sintomas e diagnóstico

No início, a doença é silenciosa, mas à medida que vai evoluindo, os sinais aparecem e podem até ser confundidos com outras enfermidades. Os sintomas do câncer de ovário são: inchaço ou dor na região do abdômen, dor na pelve, sensação de inchaço constantemente, perda de apetite, compressão do estômago após alimentação, problemas gastrointestinais e mudança nos hábitos urinários. Qualquer desconfiança é importante procurar ajuda médica.

O diagnóstico inclui exame ginecológico completo, exames laboratoriais e de imagem, como a ultrassonografia pélvica e abdominal. Caso esses exames tenham alguma irregularidade, o médico pode solicitar outros complementares como a ressonância magnética e tomografia.

Continue Lendo Comunicar Erro

Fonte: I7NEWS.COM.BR