Por problemas com a AstraZeneca, Covax Facility negocia com outras farmacêuticas

Por problemas com a AstraZeneca, Covax Facility negocia com outras farmacêuticas

Por problemas com a AstraZeneca, Covax Facility negocia com outras farmacêuticas André Biernath – Da BBC News Brasil em São Paulo Por problemas com a AstraZeneca, Covax Facility negocia com outras farmacêuticas

O consórcio Covax Facility informou nesta quinta-feira que está buscando novos fornecedores de vacinas contra a Covid-19 para países pobres. O objetivo é mitigar problemas de fornecimento das doses da AstraZeneca produzidas na Índia.

O Brasil esperava receber 2,5 milhões de doses do consórcio até março. No entanto, menos da metade chegou. O ministro Marcelo Queiroga, da Saúde, inclusive lembrou nesta quarta-feira da falta de entregas da Covax como uma das justificativas para o atraso de quatro meses do fim da vacinação de grupos prioritários.

O programa global, co-liderado pela aliança de vacinas Gavi e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), informou que, embora esperasse reiniciar as entregas de doses do Instituto de Soro da Índia para os países participantes da Covax “o mais rápido possível”, também estava procurando suprimentos potenciais adicionais.

A distribuição de vacinas da Covax foi interrompida por atrasos no fornecimento e produção da injeção AstraZeneca e agravada por uma suspensão temporária das exportações da versão da vacina feita pelo Serum Institute enquanto a Índia luta para conter o aumento de infecções.

Você viu?

“Antecipar esses tipos de barreiras é uma das razões pelas quais a Covax procurou diversificar seu portfólio desde o início”, disse um porta-voz da Gavi à Reuters. “Estamos em conversas com outros fabricantes de outros candidatos sobre as programações de fornecimento”.

A instalação da Covax tem como objetivo garantir 2 bilhões de doses da vacina contra Covid-19 para países de baixa renda até o final de 2021.

A OMS exortou os países ricos a cumprirem a retórica sobre garantir o acesso equitativo às vacinas apoiando a Covax e compartilhando as doses por meio de doações ao programa.

A França disse na quarta-feira que em breve se tornaria o primeiro membro da União Europeia a compartilhar vacinas com países em desenvolvimento via Covax, com uma doação inicial planejada para este mês de 100 mil doses da vacina da AstraZeneca.

Fonte: SAUDE.IG.COM.BR